PT na Alesp cria Núcleo da Promoção de Igualdade Racial

Grupo será formado por representantes da bancada petista na Casa e terá como responsabilidade mapear as propostas do legislativo estadual voltadas para a questão racial

PT na Alesp

Seguindo o exemplo do núcleo de mulheres estadual do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, dessa vez, foi dado mais um passo com a criação do núcleo da Promoção de Igualdade Racial e de Combate ao Racismo do PT. O grupo será formado por representantes da bancada petista na Casa e terá como principal responsabilidade mapear as propostas do legislativo estadual voltadas para a questão racial.

Nesta terça-feira-feira (21) foi realizada uma reunião com a bancada para discutir as atribuições dos mandatos para a implantação da proposta na Alesp. A fundação oficial do Núcleo foi encaminhada para a terceira semana de junho.

De acordo com o secretário estadual de Combate ao Racismo Tiago Soares, a iniciativa é inédita no país e pode servir de modelo para as bancadas nos municípios, estados, “o principal objetivo é de estreitar a relação da bancada petista na ALESP e a secretária estadual de combate ao racismo do PT”. Outra meta do grupo será de “colaborar na produção legislativa, realizar o acompanhamento das leis, analisar as políticas públicas estaduais voltadas para o combate ao racismo e de promoção da Igualdade Racial, acompanhar e fortalecer espaços institucionais na ALESP como o SOS RACISMO, a Frente Parlamentar e as comissões de que trata da temática”, ressaltou Tiago.

Está previsto também, buscar parceira com a Fundação Perseu Abramo no sentido de trabalhar a formação das assessorias dos mandatos da bancada, “vamos produzir cartilha com as proposituras da bancada, além de um folder com informações raciais básicas no estado, queremos elevar o tom contra o governo Dória já que suas principais medidas regressivas atinge a população negra” apontou o secretário.

A reunião contou com a presença do líder da bancada do PT na Alesp, o deputado Barba, acompanhado dos demais deputados Beth Sahão, Márcia Lia, Dr. Jorge do Carmo, José Américo, Paulo Fiorilo, Luis Fernando, Ênio Tatto e Prof. Bebel. Além da Sandra Mariano Secretária-adjunta estadual, Léo do Coletivo de Igualdade do SindMetal ABCD e do ex-secretário estadual de Combate ao Racismo do PT, Claudinho Silva, que atualmente é coordenador do SOS racismo na ALESP.

Por PT Paulista