Escolhida por sua história de resistência e profunda ligação entre o ABC e as lutas do movimento operário da democracia brasileira, Mauá (SP) inaugura neste sábado, 30, o 1º Comitê Popular de Luta como início à luta política em 2022.
A cidade também tem seu legado por sua composição social, em sua maioria trabalhadoras e trabalhadores de origem nordestina e de outras regiões do país, que encontraram no ABC paulista um lugar para construírem suas vidas e lutas, tendo como horizonte a esperança.
O evento contará com a presença de Fernando Morais, escritor brasileiro de renome internacional e autor da Biografia de Lula, cujo primeiro tomo foi lançado esse ano, ainda acontecerão apresentações artísticas em homenagem à migração nordestina e a história operária da região.
O metalúrgico e jornalista Tarcísio Tadeu, uma das lideranças à frente dos Comitês e Luta no ABC, relembra a situação atual do país que enfrenta o desemprego e retrocessos do governo de Bolsonaro.
‘‘O avanço da fome, desemprego e as constantes ameaças à democracia, são lembretes que existem dois lados, o lado de quem quer destruir o Brasil e aniquilar a democracia e o lado das trabalhadoras e trabalhadores que veem na democracia a esperança por dias melhores com o Brasil fora do mapa da fome, como aconteceu nos governos Lula e Dilma, segundo dados da FAO. Queremos de volta o Brasil da esperança e para isso precisamos nos unir, na cidade, no campo e onde for preciso e necessário’’.
O novo comitê, que será inaugurado às 10h, fica na Rua Paulo de Brito – JD IV Centenário, em Mauá (SP).
Criação dos Comitês
O projeto de criação dos Comitês, que estão sendo formados em conjunto com os Movimentos Sociais e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), prevê a criação de 5 mil Comitês de Luta até maio deste ano.
Em todo o país já foram criados centenas de comitês de luta, sendo que muitos deles deles por setoriais representativos das mais diversas camadas da sociedade civil, além dos criados por filiados e militantes do PT em seus respectivos municípios e regiões.
O conceito dos Comitês Populares não é igual ao conceito tradicional de comitê eleitoral, embora em determinados momentos possam servir a isso também. O objetivo principal é agrupar as pessoas em seus territórios levando em consideração a realidade de cada lugar.
A ideia é estimular os Comitês a dialogarem com o povo, como o PT fazia desde o início da sua fundação, através dos núcleos de base e das suas demais instâncias.
Acesse aqui para saber como criar os Comitês Populares de Luta.
Da Redação