Partido dos Trabalhadores

Menicucci: “Foi justiça com as mulheres e uma condenação do estupro”

Ex-ministra de Dilma, Eleonora Menicucci ganhou ação judicial movida pelo ator Alexandre Frota, em julgamento do recurso em segunda instância

Divulgação

Ex-ministra de Dilma, Eleonora Menicucci ganhou ação judicial movida pelo ator Alexandre Frota, em julgamento do recurso em segunda instância

Vitória de todas as mulheres. A ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo da presidenta Dilma Rousseff, Eleonora Menicucci, ganhou nesta terça-feira (24) ação judicial movida pelo ator Alexandre Frota, em julgamento do recurso em segunda instância.

Quando ainda era ministra de Dilma, Menicucci fez críticas à entrevista do ator pornô Alexandre Frota em um canal de televisão, quando ele confessou, em tom de piada, ter feito sexo com uma mãe de santo desacordada.

Para Eleonora, Frota faz apologia ao crime de estupro em rede nacional. O ator exigia a condenação e uma indenização de R$ 10 mil.

Com a decisão em segunda instância favorável a ela, Menicucci falou do sentimento de justiça para com todas as mulheres e garantiu que está, além de emocionada, muito mais fortalecida para a luta.

“O primeiro sentimento é de justiça. Uma justiça com a mulheres. Porque essa minha absolvição é a absolvição das mulheres e é a condenação do estupro, da cultura do estupro. É a vitória de todas as mulheres brasileiras e de todos os homens que me apoiaram”, afirmou.

O Partido dos Trabalhadores comemorou a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em nota assinada pela presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e pela Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne.

Para Menicucci, mesmo com a decisão favorável, a luta está apenas começando. E relaciona as ações de Frota com o sistema patriarcal e os “retrocessos absolutos que o golpe de 2016 implantou no País”.

“É um passo na luta contra a cultura do estupro no Brasil. Mas essa luta não termina agora. Ela começou. Porque foi a primeira vez que a Justiça brasileira se manifesta judicialmente contra o estupro”.

Aos 73 anos e tendo passado por dois golpes contra a democracia, Menicucci demonstrou estar firme na luta.

“A decisão me tornou um símbolo, mesmo que a luta seja de todas as mulheres. Isso me torna mais responsável e mais comprometida com a luta. Isso não só me fortalece, mas fortalece as mulheres. E, sobretudo, exige de mim um comprometimento maior ainda do que eu sempre tive, com a luta pela democracia, pela volta do Estado Democrático de Direito no Brasil, e com a luta dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, e contra o estupro”, ressaltou.

Alexandre Frota ainda tem possibilidade de recorrer da decisão, mas isso não intimida Menicucci, garante ela.

“Eu vou até o final. Não tenha a menor dúvida. Porque eu não sou só. Eu sou milhões de mulheres brasileiras. Eu sou 52% da população, e mãe da outra metade. Eu não estou só. Porque sozinha eu não sou nada, mas com as mulheres eu sou tudo, porque nós somos milhões”.

PT comemora decisão da Justiça a favor de Eleonora Menicucci

O PT Nacional e o PT-SP divulgaram nota sobre a vitória da ex-ministra Menicucci:

Eleonora Menicucci X Frota: a vitória é de todas as mulheres!

O Partido dos Trabalhadores (PT) comemora a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que fez JUSTIÇA e absolveu a nossa companheira Eleonora Menicucci, ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo da presidenta Dilma Rousseff, primeira mulher a governar o Brasil e que foi afastada por um golpe misógino e machista.

A ex-ministra havia sido injustamente condenada por danos morais em primeira instância, por ter denunciado a cultura do estupro na manifestação de Alexandre Frota, quando este relatou em rede nacional e sem o menor constrangimento o estupro de uma Mãe de Santo.

Eleonora, como em toda sua trajetória, falou em defesa de todas as mulheres do nosso país. Nossa voz não será calada! Não admitimos a naturalização de qualquer tipo de opressão e combatemos a cultura do estupro, que legitima a violência contra nossos corpos.

Lutamos todos os dias contra a cultura do estupro, o machismo e o patriarcado. Lutamos pela construção de uma sociedade feminista, democrática e pela nossa autonomia.

Essa vitória é uma vitória de todas as mulheres!
#SomosTodasEleonora

Anne Karolyne
Secretária Nacional de Mulheres do PT

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT

 

Nota PT-SP: Uma vitória de todas as mulheres

A vitória da companheira Eleonora Menicucci hoje é a vitória de todas as mulheres que são agredidas, oprimidas e assediadas no dia-a-dia. É um acalanto de justiça diante de tantos retrocessos conservadores.

Eleonora é a corajosa vítima que denunciou e, posteriormente, não abriu mão de tornar pública sua indignação diante da impunidade de ver um estuprador confesso receber honras de um governo golpista.

Alexandre Frota é a representação de todas as dores provocadas pelo machismo, porque seu discurso legitima e reforça a cultura de estupro em rede nacional.

Que a alegria da vitória de hoje reforce nossas convicções na luta por uma sociedade livre do machismo.

Executiva Estadual do PT-SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Violência estrutural contra as mulheres

Uma mobilização de desagravo à Eleonora aconteceu no centro de São Paulo. Minutos antes do julgamento, porém, o ator pornô e um dos apoiadores do golpe, foi acompanhado por representantes de grupos de direita que agrediram as manifestantes em sua defesa.

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores de São Paulo, a Polícia Militar esteve no local e, ao invés de tranquilizar a situação, fez pressão aos militantes de esquerda.

Secretária de Comunicação da CUT-SP, Adriana Magalhães lamentou a violência institucional.

“Existe movimentos de direita que são patrocinados. Gente que esteve hoje no fórum, que defende estuprador, que defende intervenção militar no Brasil”, criticou.

Assista ao vídeo do Brasil de Fato com as agressões às mulheres:

 

Assista no vídeo Brasil de Fato abaixo, aos 15 minutos, a comemoração das mulheres quando é anunciada a vitória de Eleonora Menicucci:

 

Da Redação da Agência PT de Notícias