Partido dos Trabalhadores

Domingo será de protestos contra Temer em todo Brasil

Em diversas capitais, povo deve sair às ruas pedindo a saída de Michel Temer; veja onde vai ser o ato em sua cidade, divulgue e participe

Paulo Pinto/Agência PT

Brasileiros pedem a saída do usurpador Michel Temer

No primeiro fim de semana após o golpe, as manifestações contra o governo usurpador de Michel Temer (PMDB) serão intensas. No domingo estão marcadas mobilizações convocadas pela Frente Povo Sem Medo e pela Frente Brasil Popular, em São Paulo na avenida Paulista (em frente ao MASP, a partir das 16h30) e em Copacabana (em frente ao Copacabana Palace, a partir das 11h), no Rio de Janeiro (RJ). Salvador (BA), Recife (PE) e Curitiba (PR) também tem atos programados.

Os manifestantes pedem a saída do governo golpista e ilegítimo de Michel Temer (PMDB) e Diretas já! – ou seja, a convocação de eleições para a escolha de um presidente democraticamente eleito.

“Diante de um governo que não tem voto, que usurpa o poder, que assalta o poder, achamos que a única maneira de reestabelecer a democracia é através do voto popular”, afirmou o presidente do PT, Rui Falcão, em reunião da Comissão Executiva Nacional do PT, que ocorreu ontem. Leia aqui, na íntegra, a resolução do partido.

Protesto na Paulista

O protesto na avenida Paulista, que havia sido vetado pela Secretaria de Segurança Pública, foi liberado após uma reunião com manifestantes, mediada pelo prefeito Fernando Haddad. A PM usava como justificativa para impedir a manifestação a passagem da tocha paraolímpica, e tinha apoio do presidente golpista Michel Temer, que chegou a publicar um decreto nesta sexta-feira autorizando as Forças Armadas a atuarem em conjunto com o governo paulista para impedir o ato.

Após negociação, houve uma mudança de horário para garantir a passagem tranquila da tocha e está marcado para às 16h30 no domingo.

“A manifestação seria realizada de toda forma. Aceitamos a alteração de horário para deixar claro de que lado está a intransigência e não dar pretexto à repressão da Polícia Militar”, explicam os organizadores.

Copacabana, Rio de Janeiro

O ato no Rio de Janeiro, convocado pela Frente Povo Sem Medo, acontece em frente ao Copacabana Palace, a partir das 11h neste domingo (4). “Primeiro fim de semana do governo golpista, vai ficar em casa?”, indagam.

Pelo Brasil

No domingo (4) Salvador (BA) terá uma caminhada do Campo Grande ao Farol da Barra, com concentração às 15h (veja aqui). No Recife (PE), a partir das 9h, com concentração na Praça do Derby (veja aqui). Em Curitiba (PR), o ato está programado para as 17h, na Pça da Mulher Nua/Homem Nú – Pça 19 de Dez (veja aqui). Em João Pessoa (PB), o ato ocorrerá às 16h, no Lyceu Paraibano (veja aqui).

Semana de protestos

Durante toda a semana, protestos tomaram às ruas do Brasil, mesmo com a escalada na violência policial na repressão desses atos. Os maiores atos aconteceram em São Paulo, onde os manifestantes tomaram Avenida Paulista; no Rio de Janeiro, onde o ato ocorre na praça da Cinelândia; e emBrasília, com concentração na Praça dos Três Poderes.

A repressão policial foi a marca das manifestações desta semana e  registraram ao menos dez manifestantes feridos. Na quarta-feira (31) a universitária Deborah Fabri, 19, teve seu olho esquerdo perfurado, segundo relatos, pelo estilhaço de uma bomba de gás.

Da Redação da Agência PT de Notícias