Partido dos Trabalhadores

“Mundo está perplexo com Bolsonaro”, diz Lindbergh na Espanha

Discurso do senador foi um dos mais comentados na abertura Fórum Europeu das Forças Progressistas. “Há muita preocupação com direitos humanos e meio ambiente”

Karla Boughoff / CUCA da UNE

O senador Lindbergh Farias participou nesta sexta-feira (9) do Fórum Europeu das Forças Progressistas em Bilbao, na Espanha. O evento discute os rumos da esquerda na Europa – mas o grande assunto da abertura foi o Brasil.

Lindbergh foi convidado a falar sobre o sobre o cenário político recente do País, agora com a vitória de Jair Bolsonaro (PSL). Ele chama atenção para o clima de apreensão com o futuro governo de extrema-direita. Não só entre os progressistas, mas em toda a imprensa europeia.

“Há muita perplexidade com um presidente que defende ditadura, tortura e também muita preocupação com o meio ambiente e a Amazônia”, explica.

Seu discurso acabou com um ‘Lula Livre’ que ecoou por toda a plateia. Houve muitas perguntas sobre o caso do ex-presidente e também a respeito da promessa de criminalização do MST, MTST e outros movimentos sociais.

Na visão do senador, essa repercussão antecipa os desafios dos próximos anos e deve ser observada atentamente pelos partidos no Brasil. “É assim que a gente vai inibir qualquer tipo de ação autoritária de Bolsonaro”, aposta.

Vice-presidente do Parlamento Europeu

Lindbergh se encontrou com o vice-presidente do Parlamento Europeu, Dimitrios Papadimoulis, membro do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia. Segundo o senador, Papadimoulis também manifestou muita preocupação com a questão ambiental, especialmente em relação à Amazônia, uma vez que o presidente eleito Bolsonaro já cogitou, inclusive, a fusão dos ministérios da Agricultura e Meio Ambiente.

Ainda segundo Lindbergh, o vice-presidente do Parlamento Europeu também revelou profunda apreensão com a defesa da democracia e dos direitos humanos no Brasil. Papadimoulis anunciou que uma comitiva de parlamentares europeus deve vir ao país para fiscalizar as denúncias de violações de direitos humanos, a exemplo da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Assista ao vídeo:

Da Redação Agência PT de Notícias