A Rede Cultura cancelou de última hora, nesta segunda-feira (27), a participação do médico infectologista Alexandre Padilha, vice-presidente do PT, no debate no programa Roda Viva entre representantes de candidaturas presidenciais sobre o tema Saúde, representando a candidatura Lula/Haddad. A atração ocorreu na noite de segunda, e tanto Padilha quanto os demais representantes das seis candidaturas melhor colocadas nas pesquisas de intenção de voto tinham sido formalmente convidados.
Alexandre Padilha, que havia dias já havia confirmado sua presença, teve seu nome incluído entre os participantes em nota publicada nesta segunda pela Cultura em seu site oficial. A nota informava os nomes daqueles que estariam presentes no debate, incluindo o da candidatura Lula/Haddad.
A página do Roda Viva em uma rede social chegou a publicar um texto afirmando que “Alexandre Padilha não poderá comparecer”, como se a ausência do representante da chapa de Lula fosse de sua própria responsabilidade e não um veto de última hora do programa.
Foi apenas no final da tarde desta segunda que a emissora informou que havia cometido um equívoco. De acordo com nota enviada à candidatura do PT, foi apenas poucas horas antes do programa que sua produção “havia dado conta” que Alexandre Padilha é candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores e que, por isso, ele não poderia participar do programa, pois se o fizesse, obrigaria a TV Cultura a convidar todos os milhares de candidatos a deputado do Brasil para participar de seus programas.
Diante da inusitada justificativa apresentada para o boicote ao representante da candidatura de Lula, Alexandre Padilha foi para a frente dos estúdios da TV Cultura em São Paulo e lá gravou um vídeo, com toda a indignação que a situação provoca, que pode ser resumida em uma de suas perguntas: “A TV Cultura descobriu nesta tarde que sou candidato a deputado?”
Da Redação da Agência PT de Notícias