Há três anos consecutivos, PT é o partido com maior apoio popular

Apesar das investidas dos golpistas, da grande imprensa e do Judiciário, Partido dos Trabalhadores é única sigla com crescimento entre os brasileiros

“O PT ajudou o povo a descobrir o seu valor!”. A declaração da Dona Maria Clara da Silva, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), ilustra o sentimento que milhões de brasileiros têm pelo Partido dos Trabalhadores. Apesar da ininterrupta perseguição midiática e judiciária contra Lula e outros dirigentes, a sigla segue sendo a mais querida do Brasil e o reconhecimento do povo só cresce.

Segundo o DataFolha, 24% da população do Brasil tem o PT como partido favorito, de acordo com índice divulgado este mês. Em agosto de 2015, auge da perseguição midiática e judicial, o partido tinha 9% da preferência. Em três anos, o reconhecimento do povo aumentou em 15 pontos percentuais.

Já no Ibope, por sua vez,  o resultado do levantamento é ainda mais acachapante. 29% dos entrevistados em agosto – quase o triplo da soma de todos as outras siglas que pontuaram – tem o Partido dos Trabalhadores como a agremiação política de “maior preferência ou simpatia”. O crescimento desde agosto de 2015 até este ano foi de 12 pontos, quando o índice registrado era de 17%.

Outras siglas como PSDB e MDB apresentaram queda na preferência do eleitor, consequência do suporte que deram ao golpe de 2016. No DataFolha, os tucanos tinham 6% do eleitorado em agosto de 2015. Na pesquisa deste mês, houve queda de 2 pontos e hoje o percentual é de 4%. Os emedebistas, por sua vez, tinham 3% há três anos e chegaram a 4% no levantamento recente.

Se no DataFolha a sigla evoluiu 1 ponto percentual, no Ibope a queda foi drástica. Em agosto de 2015, o MDB tinha 5% do eleitorado e o percentual neste mês foi de apenas 2%. O PSDB, por sua vez, estagnou nos mesmos 5% em três anos.

Perseguição, manipulação e medo

Setores golpistas do Poder Judiciário tentaram e tentam, em conluio com a máquina de moer reputações da grande imprensa, atingir o PT  de qualquer forma. Manipulação em debates eleitorais, propagação do medo por meio de fake news, acusações judiciais sem nenhum embasamento, divulgação ilegal de grampos telefônicos, condução coercitiva arbitrária, impeachment sem crime de responsabilidade e por fim uma condenação sem provas por um suposto crime, por um ato indeterminado.

Na mais recente tentativa, a TV Globo anunciou que não vai cobrir a agenda do PT nas Eleições 2018, que tem como representante o vice de Lula Fernando Haddad. Porta-voz do golpismo da emissora, William Bonner disse, ao vivo, que o Jornal Nacional não divulgará nada da agenda do partido porque o titular da chapa eleitoral, que é o ex-presidente, está preso. Prisão política que ela mesma ajudou a arquitetar e tenta manter a todo custo.

Mas povo não é bobo. Assim como declarou Dona Maria Clara, milhões de brasileiros reconhecem as injustiças praticadas todos os dias contra o PT. Reconhecem quem é o partido que mais fez pelos trabalhadores e as classes menos favorecidas. As pesquisas do DataFolha e do Ibope, divulgadas nesta semana, consolidam uma crescente histórica no índice de preferência partidária.

Líder absoluto

O respaldo popular ao PT também se manifesta nas intenções de votos para a eleição presidencial. Lula tem 39% das preferência do eleitor, segundo o DataFolha. No Ibope, ex-presidente tem 37%, percentual quase igual àquele apontado pela pesquisa CNT/MDA divulgada no mesmo dia, em que o petista aparece com 37,3%. Os números de Lula são uma mensagem clara. O melhor presidente da história do país está bem próximo de ganhar as Eleições ainda no primeiro turno.

Os brasileiros sabem que Lula é candidato, mesmo com a mídia tentando esconder, e querem ele na Presidência da República. O ex-presidente já mostrou que o Brasil tem jeito e, por isso, o seu Plano de Governo traz todas as propostas que vão melhorar a Saúde, a Educação e criar empregos para milhões de brasileiros.

Lula avisou: “Eles não vão prender meus pensamentos, não vão prender meus sonhos. Se não me deixarem andar, vou andar pelas pernas de vocês. Se não me deixarem falar, falarei pela boca de vocês. Se meu coração deixar de bater, ele baterá no coração de vocês”.

Por Erick Julio, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast