Ícone do site Partido dos Trabalhadores

“Não quero concessão, quero apenas Justiça”, diz Lula

Senadores visitam Lula nesta terça (17) em Curitiba

Cinco senadores de três partidos diferentes visitaram nesta terça-feira (17) o ex-presidente Lula na Polícia Federal em Curitiba, local onde é mantido como preso político há mais de 100 diasJorge Viana (PT-AC), Roberto Requião (MDB-PR), Renan Calheiros (MDB-AL), Edison Lobão (MDB-MA) e Armando Monteiro (PTB-PE) conversaram o líder petista e inspecionaram a carceragem.

Viana relatou que Lula continua indignado com a situação do país  – agravada após o golpe de 2016 – e com a perseguição jurídica que tem sofrido, mas segue confiante e paciente. “Vimos uma pessoa que está com a indignação de quem sofre uma injustiça, mas que também tem a paciência de esperar pela justiça”, afirmou.

Viana, que foi o autor do requerimento aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça para inspeção das condições dos presos na PF, reitera que “Lula clama por justiça e não quer nenhum tipo de concessão. Ele apenas espera um julgamento justo, em respeito à sua história e ao povo brasileiro, que confia nele”.

Embora não faça parte da CCJ, Renan Calheiros fez questão de trazer seu apoio à Lula. “Encontramos o presidente Lula convicto de que vai demonstrar sua inocência. Ele foi condenado em primeira instância sem provas, depois teve uma condenação em segunda instância e a antecipação da execução da pena. Isso conflita com a Constituição, com a democracia, e não pode continuar existindo no País”, afirmou.

A visita representa o apoio dos senadores a Lula, completou Calheiros. “Significa sobretudo solidariedade pelo que ele representa para o nosso país e para cobrarmos que esse processo siga os ritos da legalidade. Mais do que nunca o presidente Lula é um preso político e a presença crescente dele nas pesquisas de opinião mostra a certeza do povo brasileiro de que isso está acontecendo”, completou.

O senador emedebista disse não ter dúvida de que Lula vai provar sua inocência na Justiça. “A decisão na primeira instância foi estapafúrdia, por convicção, e a decisão do TRF-4 foi muito apressada, colocada no cenário eleitoral de propósito. Tudo isso transforma a cada dia a prisão dele numa prisão política e é por isso que ele cresce nas pesquisas, sobretudo no Nordeste”, afirmou.

Por Luis Lomba, da Agência PT de Notícias

Sair da versão mobile