Partido dos Trabalhadores

Nota de Solidariedade à companheira vereadora Edna Mahnic

A vereadora está sofrendo ataques em suas redes sociais por repudiar declarações de Bolsonaro que estimulam o turismo sexual e a exploração de mulheres no Brasil

Reprodução Facebook

Edna Mahnic

“Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”, Rosa Luxemburgo.

O Coletivo de Mulheres do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Mato Grosso (PT-MT) e a Secretaria Nacional de Mulheres do PT vêm a público se solidarizar com a companheira vereadora Edna Mahnic (PT), que está sendo ameaçada nas redes sociais por ter reagido com indignação, a mais um ataque verbal de Jair Bolsonaro às mulheres brasileiras.

No último dia 25 de abril em Café da Manhã com jornalistas, Bolsonaro fez o seguinte comentário “o País não pode ser um País do mundo gay”, mas “quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade”. Isso trata-se de incentivo ao turismo sexual e à exploração sexual das mulheres brasileiras. É deplorável que o presidente do Brasil faça esse tipo de apologia criminosa.

A fala de Bolsonaro foi criticada pela vereadora e por diversas entidades em todo o País, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público do Trabalho (MPT) Mulheres, Associação Nacional de Procuradores do Trabalho (ANPT), Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Rede Feministas de Juristas (Defemde), Coletivo de Mulheres Defensoras Públicas do Brasil e outras dezenas de entidades e coletivos, que assinaram petições públicas em repúdio à declaração do presidente.

Estranhamente, aqueles e aquelas que atacam a vereadora Edna não se incomodaram com as afirmações de Bolsonaro. Acham normal o presidente do país oferecer as brasileiras ao turismo sexual? Acham normal o presidente também fazer apologia à homofobia? Além de atacar as mulheres, Bolsonaro também foi mais uma vez ofensivo à comunidade LGBT.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil figura tristemente na primeira colocação do ranking sul-americano de tráfico de mulheres e crianças, para fins de exploração sexual. Mato Grosso está, tristemente, entre os 05 Estados com maior número de feminicídios. O comportamento do presidente além de desconsiderar essa trágica realidade, contribui para agravá-la.

Como Mulheres Petistas estamos na luta por justiça, direitos, dignidade, liberdade e paz para as mulheres brasileiras e do mundo. Lutamos por respeito, tolerância, harmonia e igualdade entre mulheres e homens.

Abaixo a todas as formas de violência, preconceito e discriminação!

Companheira Edna Mahnic estamos com você!

Cuiabá 06 de maio de 2019

Coletivo de Mulheres do PT-M T

Secretaria Nacional de Mulheres do PT