No período entre 7 e 12 de junho será realizada a terceira oficina da Jornada Nacional de Formação das Educadoras e Educadores Militantes, que terá como tema “Metodologia da Práxis e a educação popular emancipadora”.
“Nosso processo de formação é para que os Núcleos de Vivências, Estudos e Lutas sejam um espaço de ação, reflexão crítica e ação transformadora. Essa é a base da Metodologia da Práxis”, explica a deputada Maria do Rosário (PT-RS), titular da Secretaria Nacional de Formação do PT, que coordena a Jornada.
Segundo dados da Secretaria Nacional de Formação (SNF), a Jornada de Formação tem 63 turmas que funcionam em vários horários durante a semana e aos sábados. Ela reúne milhares de militantes de todo o país em todo o país através de Oficinas on line, aulas-lives e atividades como leitura de textos e vídeos sobre os temas.
A Jornada de Formação das Educadoras e Educadores Militantes é parte do projeto Nova Primavera que também vai realizar a Conferência Nacional “Paulo Freire” de Formação e Educação Política do PT, que trabalha com o objetivo de desenhar um Sistema Nacional de Formação.
O projeto Nova Primavera pretende também organizar os Núcleos de Vivências, Estudos e Lutas em bairros, comunidades, locais de trabalho, estudo e militância em todo o país.
Da Redação, com SNF/PT