Ícone do site Partido dos Trabalhadores

Parlamentares do PT são destaque no Prêmio Congresso em Foco 2026

O Partido dos Trabalhadores foi o grande destaque da 19ª edição do Prêmio Congresso em Foco 2026, considerado o “Oscar” da política brasileira. Parlamentares petistas foram reconhecidos nas principais categorias da premiação, que combina votação popular, avaliação de jornalistas e escolha de um júri técnico. A cerimônia ocorreu na terça-feira, 25, no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília.

Na Câmara dos Deputados, três dos dez parlamentares escolhidos pelo júri popular são do PT: Benedita da Silva (RJ), Gleisi Hoffmann (PR) e Lindbergh Farias (RJ).

A força da atuação petista aparece ainda na premiação dos parlamentares da Câmara que mais se destacaram em cada uma das 27 unidades da Federação. Dez deputados e deputadas do PT foram reconhecidos, fazendo do partido a legenda com maior presença entre os vencedores estaduais. A presença de parlamentares do PT em diferentes estados mostra o alcance nacional do trabalho da bancada e o reconhecimento de sua atuação em diferentes regiões do país.

Os petistas premiados foram:

Senadores petistas também estão entre os destaques regionais

O resultado reforça a presença do PT entre os parlamentares reconhecidos pelo trabalho desenvolvido no Congresso em diferentes partes do país. Dos cinco nomes premiados nessa categoria, três são petistas: Randolfe Rodrigues (AP), no Norte; Fabiano Contarato (ES), no Sudeste; e Paulo Paim (RS), no Sul.

A qualidade da atuação dos parlamentares do PT também foi reconhecida pelo júri técnico, formado por cinco especialistas de diferentes áreas.

Na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (PT-MG) foi escolhido entre os dez melhores parlamentares. No Senado, Humberto Costa (PT-PE) ficou entre os cinco melhores avaliados pelo júri. Na categoria temática, o senador Camilo Santana (PT-CE) foi premiado pelo júri técnico na categoria “Cultura e Educação”.

Sair da versão mobile