O deputado estadual Zé Raimundo, candidato do PT à Prefeitura de Vitória da Conquista (BA), está na frente no levantamento da Potencial Pesquisa, divulgado neste final de semana pelo jornal A Tarde. Ele obteve 40% da prefeitura do eleitorado do município, o terceiro maior do estado da Bahia, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana, onde a estrela vermelha do PT também brilha com a candidatura de Zé Neto. Em segundo lugar em Vitória da Conquista está o atual prefeito, Herzem Gusmão (MDB), que obteve 37% do eleitorado.
“Conquista mostrou que quer mudar. Mas quer uma mudança segura”, disse Zé Raimundo. Ele passou o final de semana em campanha aberta, pedindo votos pelas ruas da cidade em contato direto com os eleitores. O clima na cidade é de mudança. “Mas é mudança com experiência, propostas concretas e capacidade de diálogo para trabalhar lado a lado com o governo do estado”, comentou Zé Raimundo, que foi prefeito de Vitória da Conquista até 2008.
Além do governador Rui Costa (PT), que esteve esta semana na cidade, promovendo uma carreata e em contato direto com os eleitores e líderes políticos da região, também o senador Jaques Wagner (PR-BA) e deputados petistas engrossaram a campanha nos últimos dias. Na reta final, a estratégia é buscar o voto para assegurar a consagração nas urnas no próximo domingo. “A hora é de Zé Raimundo e Luciana[Oliveira, candidata a vice na chapa, indicada pelo PCdoB]”, defende Wagner.
Apoios importantes
A situação é de empate técnico na pesquisa encomendada pelo jornal A Tarde, mas a ligeira dianteira de Zé Raimundo já havia sido detectada nas próprias urnas, em 15 de novembro. Há uma semana, Raimundo conquistou 81.721 votos (47,63%) contra 78.732 do adversário do MDB. Na última semana, começou a costurar alianças para consolidar a vitória no segundo turno. Ele já obteve o apoio de outros líderes políticos da região, como Romilson Filho, que disputou o primeiro turno pelo PP, e acertou ainda aliança de outras legendas. O petista está bem no eleitorado e vai confirmar a preferência no próximo domingo.
Pelo levantamento da Potencial Pesquisa, o índice de eleitores indecisos é de 14% e aqueles que não quiseram responder à pesquisa realizada entre 17 e 20 de novembro corresponde a 6% dos eleitores. Os que pretendem votar em branco são 3% e 1% querem anular o voto. O levantamento indicou o nível de confiança dos eleitores nas duas candidaturas. Para 97% dos eleitores de Zé Raimundo, não há possibilidade de mudança de voto. Já 95% dos eleitores de Gusmão também afirmaram que não mudarão o voto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.
A disputa entre segmentos etários também está acirrada. Zé Raimundo tem a preferência de eleitores do gênero feminino, com 45% contra 35% de Gusmão. Por outro lado, o emedebista lidera entre os homens, com a preferência de 40%, contra 38% do petista. Entre jovens com idade de 16 a 24 anos, o petista se sai melhor em relação ao adversário (40% x 36%). Mas quando se trata de eleitores com 25 a 44 anos, Herzem Gusmão está à frente, com 41% contra 34% de Zé.
Da Redação