Partido dos Trabalhadores

Plano de governo de petista é levar Natal de volta para o futuro

Candidato do PT a prefeito, Fernando Mineiro apresenta propostas de solução para problemas que se arrastam há décadas na capital potiguar

Fotos: Vlademir Alexandre

Ao longo dos últimos 25 anos, um mesmo grupo político governou a cidade de Natal. Apesar das idas e vindas de alianças a cada eleição, os ex-prefeitos Micarla Souza (PV), Wilma Faria (PSB) e Garibaldi Alves Filho (PMDB), além do atual prefeito, Carlos Eduardo Alves (PDT), representam a continuidade de uma mesma concepção de cidade, que tem uma origem até mais antiga: empresta valores e prioridades dos prefeitos biônicos nomeados pela ditadura militar (1964-1985); dentre os quais, o ex-prefeito e também ex-governador Agripino Maia (DEM).

A consequência desse monopólio ideológico à frente da prefeitura é grave: a cada quatro anos, quando a população é convocada a escolher um novo governante, alguns dos principais problemas de Natal, especialmente os relacionados ao planejamento urbano, à desigualdade social e ao diálogo com a sociedade, continuam praticamente os mesmos.

Concorrendo pela chance de ser o primeiro prefeito natalense eleito para aplicar uma plataforma democrático-popular, Fernando Mineiro (PT) protocolou na Justiça Eleitoral um plano de governo cujo principal objetivo é superar o atraso e dar início a uma nova etapa do desenvolvimento de Natal.

“O processo de construção do plano de governo que apresentamos vem se dando desde as eleições anteriores, porque, infelizmente, os eixos estruturantes que PT e PCdoB já discutiam em 2008 e 2012 continuam atuais”, explica o coordenador do plano de governo, Gustavo Ribeiro.

“Por exemplo, já propúnhamos em 2012 a revitalização e reestruturação do bairro de comércio popular do Alecrim, que está abandonado, mas desde então a situação lá só piorou. Até hoje, a cidade ainda não implementou o Plano de Mobilidade Urbana que foi discutido há anos, e o Orçamento Participativo que existe é apenas formal. Não está na prioridade da gestão”, complementa.

“Temos mecanismos no Plano Diretor de 2007 que permitiriam à prefeitura realizar um melhor planejamento urbano, mas as gestões municipais não fazem uso deles”, pondera Ribeiro.

O plano de governo se divide em seis eixos estruturantes: Planejamento Urbano, Ambiental e Gestão de Territórios; Desenvolvimento Econômico Sustentável e Solidário; Políticas Sociais, Inclusão e Garantia de Direitos; Modernização, Democratização e Transparência na Gestão Municipal; Cidade e Segurança Pública; e Projetos Estruturantes Especiais.

Clique aqui para fazer o download da íntegra do plano de governo de Mineiro. E confira, abaixo, alguns dos principais pontos de cada temática do programa:

Planejamento Urbano, Ambiental e Gestão de Territórios

Desenvolvimento Econômico Sustentável e Solidário

Políticas Sociais, Inclusão e Garantia de Direitos

Modernização, Democratização e Transparência na Gestão Municipal

Cidade e Segurança Pública

Projetos Estruturantes Especiais

Por Diego Sartorato, de Natal, para a Agência PT de Notícias