Mineiro encerra 1º turno com grande carreata ao redor de Natal

Candidato do PT defendeu o modo petista de governar e buscou vencer a apatia pela política nas ruas; agora, mira no 2º turno para aprofundar debate

Foto: Vlademir Alexandre

Fernando Mineiro, candidato do PT a Prefeito de Natal (RN), encerrou as atividades do primeiro turno da campanha municipal neste sábado (1º) com uma carreata pelas zonas oeste e norte de Natal, com início no bairro Pitimbú, e que percorreu bairros populares como Mãe Luiza, Planalto, Felipe Camarão e Bom Pastor, com encerramento na região central.

Ao longo do trajeto, Mineiro, sua candidata a vice, Carla Tatiane (PCdoB), e a senadora Fátima Bezerra (PT) cumprimentaram as famílias e comerciantes e animaram os eleitores a votar neste domingo (2).

“Foi uma campanha de novas regras, então muito curta. Nos adaptamos a essas regras e cumprimos nossa prioridade: visitamos os bairros populares, levamos nosso plano de governo às ruas e animamos a militância a defender o programa do PT nas ruas”, avaliou Mineiro, ao fim do ato.

“Havia muita apatia das pessoas com a política desde o início da campanha por conta do que acontece na política nacional, mas nós conseguimos virar esse sentimento. Tenho convicção de que teremos um bom resultado nas urnas. As provas virão amanhã”, completou.

Ao longo de pouco mais de dois meses, Mineiro participou de quinze debates e sabatinas convocados pela sociedade civil e pelas mídias locais, não tendo se ausentado de nenhuma oportunidade de confrontar ideias, projetos e concepções de cidade com os demais candidatos.

Foto: Vlademir Alexandre

Mineiro reuniu ainda para debates específicos coletivos de mulheres, jovens, estudantes universitários, sindicalistas, a população LGBTT, artistas de hip-hop e atletas de skate, entre outros, além de percorrer grande parte da cidade, sobretudo nas periferias distantes do centro turístico da capital potiguar, na zona Sul, onde o poder público não investe em infraestrutura e serviços.

Foto: Sarah Wollermann

Ao longo do processo e após o golpe parlamentar contra a presidenta eleita Dilma Rousseff, a candidatura de Mineiro engajou-se fortemente em defesa da democracia, e foi a única a conjugar a campanha municipal com um debate direto e didático com a população sobre o significado e as consequências do golpe encabeçado pelo usurpador Michel Temer e o PMDB, partido das oligarquias tradicionais de Natal e que, além de operacionalizar o golpe, apoia a reeleição do atual prefeito na cidade.

Lula em Natal

A campanha teve sua apoteose no primeiro turno com a visita de Lula a Natal, oportunidade em que o ex-presidente realçou que a cidade precisa superar os governos oligárquicos para avançar sob uma gestão popular e democrática, com prioridade para os mais pobres.

“Cada vez que eu venho aqui, parece que as coisas se repetem… As mesmas famílias há anos e anos e anos. Às vezes parece que tem uma novidade, mas aí é parente de um ou de outro. Então a principal novidade, o melhor que temos, é o Mineiro. A prioridade é eleger elegê-lo”, disse Lula, em discurso no qual relembrou ações que só o PT põe em prática nas cidades quando está à frente do governo municipal, como o Orçamento Participativo.

“De Franca à Alemanha, você ouve elogios ao Orçamento participativo. É você entregar ao povo a decisão sobre como investir o orçamento municipal, chamá-lo para dialogar e tomar decisões. Natal merece um governo assim”.

Foto: Sarah Wollermann

Além de Lula, Mineiro contou ainda com a participação intensa da senadora Fátima Bezerra em sua campanha, que defendeu junto à população um novo modo de governar Natal, que seja mais justo e inclusivo.

“Com Mineiro prefeito, Natal romperia a lógica oligárquica que vem pautando os governos municipais e deixaria para trás essas administrações que não ousam, que não fazem mais do que o feijão com o arroz. Mineiro é um profundo conhecedor dos problemas da cidade, pelo grande vereador que ele foi, pelo excelente deputado que é. Ele está pronto para fazer uma gestão ancorada no diálogo, na participação social e na transparência”, afirmou, em entrevista à Agência PT.

Da Redação da Agência PT de Notícias