Edinho Silva é o novo secretário geral da Frente Nacional de Prefeitos

Prefeito de Araraquara (SP), o petista Edinho Silva foi empossado na terça-feira (14), durante a 84ª Reunião Geral da FNP, realizada em Brasília

Edinho Silva - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O prefeito Edinho Silva, da cidade paulista de Araraquara, assumiu oficialmente nesta terça-feira (14) a função de secretário geral na diretoria da Frente Nacional de Prefeitos. A cerimônia de posse da nova diretoria foi realizada em Brasília, no encerramento da 84ª Reunião Geral da FNP, e teve presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Ser secretário geral da Frente Nacional de Prefeitos é uma tarefa que me honra. Lutar pelo fortalecimento dos municípios é urgente e necessário. A vida acontece é nas cidades. Elas precisam estar fortes para o aprimoramento das políticas públicas”, afirmou Edinho, que era vice-presidente de Economia Solidária da instituição desde 2017. O mandato como secretário geral é válido até março de 2025.

A FNP reelegeu o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, como presidente da instituição por mais dois anos. A diretoria ainda inclui o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, como 1⁰ vice-presidente; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, como 2⁰ vice-presidente; e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, como 3⁰ vice-presidente. Também integram a diretoria mais de 100 vice-presidências temáticas.

Em sua fala no evento, Lula ressaltou o papel dos municípios e da gestão dos prefeitos. “Todas as cidades têm a sua importância. É na cidade que precisamos resolver os problemas da sociedade. Não quero saber de que partidos vocês [prefeitos] são, qual a religião, para qual times vocês torcem. Vocês foram eleitos pelo voto democrático do povo. Tratarei todos como se fossem do meu partido, da minha religião, do time que eu torço”, disse o presidente da República.

O presidente da FNP agradeceu a Lula e aos ministros pela participação no evento e pelo diálogo com a entidade. “O papel dos prefeitos é fazer com que o cidadão tenha sempre uma qualidade de vida melhor. Estamos dispostos a dialogarmos e estarmos juntos, Governo Federal, governos estaduais e prefeitos, para a reconstrução do nosso país”, afirmou Edvaldo Nogueira.

A presença de Lula marcou o encerramento da Reunião Geral aberta na segunda-feira (13). Além do presidente da República, também estiveram no evento os ministros da Casa Civil, Rui Costa; das Cidades, Jader Filho; de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; da Saúde, Nísia Trindade; e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

No primeiro dia de atividades, segunda-feira, o prefeito Edinho havia participado da mesa “Reforma Tributária – proposta Simplifica Já”, que contou com presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e de outras autoridades.

FNP

A Frente Nacional de Prefeitos é a única entidade municipalista nacional, dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Tem como foco de atuação os 415 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, recorte que abrange 100% das capitais, 61% dos habitantes e 74% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

Criada em 1989, a partir da articulação política de um grupo de prefeitos de algumas capitais, foi institucionalizada em 1999. Em 2003, a FNP se instalou em Brasília (DF). A mudança de São Paulo para a capital federal foi planejada para possibilitar uma atuação mais constante e ágil da entidade nas questões municipalistas em debate no Governo Federal, no Congresso Nacional e nas instâncias superiores do Judiciário.

A entidade tem por finalidade zelar pelo princípio constitucional da autonomia municipal, visando garantir a participação plena e imprescindível dos municípios no pacto federativo, podendo adotar no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, medidas coletivas em sua defesa.

Assessoria de Comunicação/PMA

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast