Gustavo F. Palmieri, professor argentino da Universidade de Lanús, visitou a Vigília Lula Livre nesta quinta-feira (21). O argentino falou da preocupação e repúdio da comunidade universitária argentina com a prisão injusta de Lula. Essa mesma universidade concedeu ao ex-presidente o título de Doutor Honoris Causa em 2013.
“A universidade concedeu o título de Doutor Honoris Causa por todo trabalho que ele fez na região em termos de democratização, dos direitos humanos, que são fundamentalmente para nós: a inclusão, a igualdade”, declarou o professor.
O professor participou do tradicional “Boa Tarde” ao ex-presidente e falou sobre a influência de Lula na América Latina. Ele justificou que não sabe falar português e disse “me parece que português e espanhol são línguas da nossa América Latina e Lula para nossa universidade e para muitos argentinos também é isso. Um líder da América Latina”.
O ex-presidente criou em 2010 a Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), localizada em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, com o objetivo de promover a integração dos países.
Veja o vídeo na íntegra:
Da Redação da Agência PT de Notícias