Os esforços do PT para o avanço da igualdade de gênero dentro e fora do partido mais uma vez teve reflexo no resultado das eleições. A maioria das mulheres eleitas no pleito é do Partido dos Trabalhadores, que elegeu, no total, 31 parlamentares e a única governadora do país.
A então senadora petista Fátima Bezerra será a única mulher a comandar um estado brasileiro a partir do ano que vem. Ela foi escolhida por 57,60% dos eleitores do Rio Grande do Norte, com a vitória consolidada no segundo turno.
No estados, o índice de mulheres à frente do poder executivo permanece o mesmo que o alcançado nas eleições de 2014, quando a única eleita havia sido Suely Campos, do PP de Roraima.
Para o cargo de vice-governadora foram eleitas Regina Sousa, no Piauí, e Eliane Aquino, em Sergipe.
Já na Câmara, as mulheres vão ocupar mais cadeiras a partir do ano que vem, e o PT terá a maior bancada feminina na Casa, com 10 representantes eleitas de um total de 77 deputadas.
O número de 77 mulheres que se elegeram neste ano é 51% maior em relação a 2014, quando 51 deputadas chegaram ao parlamento federal.
As deputadas petistas foram eleitas pelos estados do Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
As mulheres também estarão presentes em maior número nas Assembleias Legislativas do país. Neste ano foram eleitas 161 mulheres, ante 119 em 2014.
Desse total, a maioria também é de petistas. Elas totalizam 21 deputadas, com representação na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.
A eleição das parlamentares se deu no contexto do projeto Elas por Elas, executado neste ano pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT em parceria com as secretarias estaduais da sigla. A iniciativa ofereceu formação e suporte para que as candidatas pudessem participar das eleições com condições reais de disputa.
Conheça as mulheres que se elegeram pelo PT
Governadora
Fátima Bezerra – Rio Grande do Norte
Vice-governadoras
Regina Sousa – Piauí
Eliane Aquino – Sergipe
Deputadas federais
Ceará: Luizianne Lins
Distrito Federal: Erika Kokay
Mato Grosso: Profa Rosa Neide
Minas Gerais: Margarida Salomão
Paraná: Gleisi Hoffmann
Pernambuco: Marília Arraes
Piauí: Rejane Dias
Rio de Janeiro: Benedita da Silva
Rio Grande do Norte: Natalia Bonavides
Rio Grande do Sul: Maria do Rosário
Deputadas estaduais
Bahia: Fatima Nunes, Neusa Cadore e Maria Del Carmem
Distrito Federal: Arlete Sampaio
Espírito Santo: Iriny Lopes
Goiás: Delegada Adriana Accorsi
Minas Gerais: Leninha, Beatriz Cerqueira e Marília Campos
Pará: Dilvanda
Paraná: Luciana Rafagnin
Pernambuco: Dulcicleide Amorim e Teresa Leitão
Piauí: Flora Izabel
Rio de Janeiro: Zeidan
Rio Grande do Norte: Isolda Dantas
Rio Grande do Sul: Sofia Cavedon
Santa Catarina: Luciane Carminatti
São Paulo: Professora Bebel e Marcia Lia
Tocantis: Amalia Santana
Por Geisa Marques, da Secretaria Nacional de Mulheres do PT