RN elege Fátima Bezerra, a única mulher governadora do país

A senadora petista foi eleita com 57,60% dos votos e reforçou seu compromisso com o povo potiguar

Reprodução

Fátima Bezerra

“Foi a terra de Nísia Floresta, foi a terra onde a mulher votou pela primeira vez que deu ao Brasil a única mulher governadora nas eleições de 2018.”

O trecho é parte do discurso inflamado de Fátima Bezerra dirigido ao povo potiguar que a elegeu neste domingo (28) como a primeira governadora de origem popular do Rio Grande do Norte. Fátima Bezerra também foi a única mulher eleita para governar um estado brasileiro a partir de janeiro do ano que vem.

Escolhida por 57,60% da população, ela reafirmou seu compromisso com o povo potiguar e reforçou que o seu governo será pautado pela justiça social.

“Eu disse que estaria preparada para governar em qualquer cenário. Legitimada, como fui, pelo voto do povo do RN, com mais de um milhão de votos, eu vou ser incansável na defesa dos interesses do nosso povo.”

A governadora eleita é pedagoga e já foi dirigente sindical. Na política, foi deputada estadual entre os anos de 1995 a 2003 e ,depois, entre 2003 e 2015, ocupou uma cadeira na Câmara Federal. Em 2014 foi eleita senadora pelo estado potiguar.

Aos brados de “Lula livre”, Fátima dedicou a vitória eleitoral ao povo potiguar e ao ex-presidente que mais fez pelo povo nordestino e pelo Brasil.

“É uma pessoa que o Rio Grande do Norte e o Nordeste amam, porque sabe o que ele significou, o que ele simboliza, do ponto de vista de cidadania, de direito para o povo brasileiro. Por isso que, com muito orgulho, eu quero dedicar essa vitória também a Luiz Inácio Lula da Silva.”

O reconhecimento do povo nordestino aos governos petistas de Lula e Dilma Rousseff teve reflexo nas urnas. Na região Nordeste, Fernando Haddad venceu em todos os estados, que formaram uma verdadeira resistência vermelha ao discurso de ódio disseminado ao longo da campanha por Jair Bolsonaro.

A defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras é uma das marcas de Fátima Bezerra, além de seu comprometimento com a educação pública e de qualidade. Durante o discurso da vitória, Fátima ressaltou que “no governo da professora, a educação será tratada como investimento, e não como gasto.”

Áreas como saúde e geração de empregos também foram destacadas por Fátima Bezerra, que se comprometeu a somar esforços especialmente para o enfrentamento à crise na segurança pública enfrentada pelo estado.

“Temos consciência do grave problema que enfrentamos na segurança, por isso vamos ser incansáveis para enfrentar com todo o rigor a criminalidade e a violência que assolam o povo do Rio Grande do Norte.”

Emocionada, Fátima Bezerra finalizou o discurso com uma mensagem de esperança, com a afirmação de que “o sonho e a luta valem a pena.”

Vale a pena sonhar e vale a pena lutar. Porque valeu o sonho, valeu a luta, valeu a vitória. E o Rio Grande do Norte dá seu grito de liberdade e agora diz ‘tem governo popular’. Nós elegemos a primeira governadora de origem popular”, finalizou.

Por Geisa Marques, da Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast