Partido dos Trabalhadores

#SextouComLula: mobilização toma conta de várias cidades hoje

Movimentos populares e sindicais organizam manifestações para impulsionar a candidatura de Lula nesta sexta-feira (16). Veja cidades e horários dos atos

Reprodução

Mobilização busca derrotar Bolsonaro já no primeiro turno

Movimentos populares e sindicais que compõem as Brigadas de Agitação e Propaganda Lula Presidente chamam toda a militância para um dia de mobilização em várias cidades do país nesta sexta-feira (16) (veja os locais e horários das manifestações abaixo).

Segundo nota divulgada pelas entidades (íntegra abaixo), o objetivo é intensificar a campanha de Lula em busca de uma vitória já no primeiro turno das eleições, que ocorre em 2 de outubro.

“Derrotar o atual governo será um avanço para toda a nação brasileira e um exemplo positivo do nosso país para a humanidade. A eleição de Lula no primeiro turno é um passo para alcançarmos nossa missão histórica”, afirma um trecho da nota.

Veja abaixo as cidades onde haverá mobilização:

Leia a íntegra da nota divulgada pelo movimentos:

Nós, dos movimentos populares e sindicais que coletivamente impulsionamos as BRIGADAS DE AGITAÇÃO E PROPAGANDA LULA PRESIDENTE, convocamos a todos para juntos construirmos a grande VITÓRIA eleitoral neste dia 02 de outubro de 2022. A grande esperança da maioria do nosso povo é derrotar o atual governo de extrema direita e neofascista. Essa é uma expectativa de todas as pessoas que acreditam na justiça social. Derrotar o atual governo será um avanço para toda a nação brasileira e um exemplo positivo do nosso país para a humanidade. A eleição de Lula no primeiro turno é um passo para alcançarmos nossa missão histórica.

Seguimos convencidos de que a organização e a luta popular são o caminho para resolver os problemas do povo e enfrentar os desafios colocados. Estamos engajados no processo eleitoral para eleger Lula presidente, além de governadores, senadores e uma grande bancada de deputados do campo progressista. Por essa razão, formamos as Brigadas de Agitação e Propaganda. O objetivo é debater com o povo seus problemas e as saídas para superar a crise socioeconômica, além de elevar o nível de consciência e de organização da população.

Lutar contra a fome, contra o alto custo de vida, contra os preços abusivos e contra a desigualdade social é uma das nossas metas. Também queremos realizar a reforma urbana e a reforma agrária e fomentar uma economia popular e solidária. Além disso, outra luta permanente é a construção da soberania do Brasil no que diz respeito às riquezas e bases naturais, como o petróleo, o minério, a água, a terra e a energia, mantendo o patrimônio nacional sob controle do povo.

Lutamos ainda por igualdade racial, pelo combate ao genocídio da população negra e periférica, por políticas para as mulheres e pela população LGBTQIA+, pela igualdade de gênero, pela defesa do meio ambiente e pela manutenção das conquistas históricas do povo.

É preciso também denunciar o atual governo, após a revelação do escândalo de corrupção na compra de mansões pela família Bolsonaro com dinheiro vivo.  Para sermos vitoriosos é fundamental, nesta reta final, imprimir um caráter de massividade à campanha, participando dos comícios com a presença de Lula. Acreditamos na força da militância e do povo organizado.

Por isso, convocamos a todas e todos que querem construir um governo democrático-popular a contribuir com a luta pelo voto nas ruas e nas redes, participando de todas as atividades das Brigadas de Agitação e Propaganda, do SEXTOU COM LULA e de todas as formas legítimas de mobilização.

Nossa luta é para transformar pela raiz as estruturas injustas da sociedade atual, e, com muito trabalho, muita agitação e propaganda, construir a grande vitória.

AGORA É LULA PRESIDENTE!

Central de Movimentos Populares (CMP)
Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE)
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
Federação Única dos Petroleiros (FUP)
Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
Movimento Camponês Popular (MCP)
Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)
União Nacional por Moradia Popular (UNMP)

Da Redação