Motivos para Lula voltar #7: protege o meio ambiente; veja o vídeo

Lula iniciou políticas de preservação que resultaram , mais tarde, nas menores taxas de desmatamento da história do país. Com Bolsonaro, a devastação aumentou e já prejudica as exportações para a Europa

Ricardo Stuckert

Lula, em visita à Amazônia: compromisso com a preservação (foto: Ricardo Stuckert)

Quando virou presidente, Lula mostrou que era possível fazer muita coisa que diziam ser impossível. Uma delas foi provar que o Brasil pode crescer, gerar empregos e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente.

LEIA MAIS: Lembre as ações de Lula e do PT na área ambiental

Lula levou a sério o respeito à natureza e fez o país cortar suas emissões de carbono e reduzir o desmatamento como nunca. Com ele, o desmatamento da Amazônia caiu de 25,3 mil km (2003) para 7 mil km por ano (2010).

Dilma continuou a política de Lula e se tornou a presidente com a menor média de desmatamento anual da história do país, alcançando o recorde de apenas 4,5 mil km derrubados, em 2012. Com Bolsonaro, o desmatamento já passa dos 13 mil km por ano.

Made with Flourish

Europa pune exportadores brasileiros

E a irresponsabilidade de Bolsonaro já cobra seu preço. Na terça-feira (13), o Parlamento Europeu aprovou, pela primeira vez, uma resolução que estabelece um regime de sanções comerciais contra o Brasil por conta do desmatamento. Agora, as empresas europeias precisam garantir que a carne, a soja, o cacau e outros produtos comprados do Brasil não causaram desmatamento.

Um dia antes, em entrevista à CNN, Lula já tinha alertado que a política de Bolsonaro prejudica os negócios e deixa o país isolado internacionalmente. O ex-presidente garantiu que, se voltar a governar, vai retomar as políticas de preservação e disse ter certeza de que os empresários sérios o apoiarão.

“Tem empresários grandes na área da agricultura que se comportam dignamente, que produzem, vendem, exportam e respeitam. Para quem não quiser respeitar, existe a lei”, afirmou.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast