O Diretório Municipal do PT de São Paulo realizou pela Secretaria Municipal de Combate ao Racismo, o seminário “PT e o Combate ao Racismo: Nossos passos vem de longe”. O evento ocorreu no último sábado (13), na Casa do Professor, República – centro da capital paulista.
Para a secretária de Combate ao Racismo, Marilandia Fração, a atividade é uma forma de estabelecer um diálogo com o partido para que a questão racial tenha o lugar que merece. Sobre o momento político que o país vive, ela destaca que houve avanços em políticas alternativas para combater o racismo nos governos petistas, mas não o suficiente para o movimento conseguir enfrentar o momento atual sem perdas. “O seminário é para trazer a nossa memória e nosso acúmulo civilizatório, até para enfrentarmos o que estamos vivendo”, afirma a secretária.
De acordo com o presidente do Diretório Municipal do PT- São Paulo e deputado estadual, Paulo Fiorilo, poucos são os partidos que têm capacidade para fazer esse debate e disputar espaços. “Estamos vivendo um dos momentos mais delicados no ponto de vista de garantia de direitos, com a reforma da previdência, principalmente as mulheres e os negros correm sérios riscos. Precisamos aproveitar este momento para dialogar e ir às ruas. Outra questão que não podemos tirar da pauta é a prisão do Lula porque é o que eles mais querem”, afirma Fiorilo.
Segundo o secretário estadual de combate ao racismo do PT – SP, Tiago Soares, nos governos dos PT, o movimento conseguiu colocar a história do negro em pauta, “o que tentam fazer agora é rescrever a nossa história, mas do ponto de vista branco e não podemos permitir isso”, aponta Thiago.
O Seminário contou com três mesas de debate: “Quem Somos”, “Onde estamos”, e “Para Onde Vamos”. As mesas debateram a história do movimento negro e sua participação na fundação do partido; o momento atual que vivemos no parlamento e as reformas da previdência e trabalhista; o futuro, as candidaturas negras, a juventude e o movimento cultural.
Também marcaram presença no seminário a deputada estadual Professora Bebel Noronha, a vereadora Juliana Cardoso e os vereadores Paulo Reis e Alfredo Cavalcanti. Além de diversas lideranças do movimento negro e combate ao racismo.
Assista trechos do evento
Por Diane Costa, da Comunicação do PT-SP