Advogado, professor universitário e militante desde a adolescência, Tiago Botelho é a cara da nova política no Mato Grosso do Sul, estado pelo qual ele é candidato ao cargo de senador pelo PT e pelo Time do Lula. Aos 39 anos, pode se tornar um dos mais jovens senadores do país.
Tiago compõe a chapa puro-sangue do partido nas eleições majoritárias do Estado, que tem à frente Giselle Marques candidata a governadora e Abílio Vaneli candidato a vice.
LEIA MAIS: Giselle Marques é a candidata de Lula para o Mato Grosso do Sul
Nascido em Ivinhema, Tiago Botelho construiu carreira acadêmica em Dourados, onde é coordenador e professor do curso de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Ele tem também doutorado em Direito Socioambiental e Sustentabilidade e está cursando doutorado em Democracia no Século XXI na Universidade de Coimbra (Portugal), além de ser mestre em Direito Agroambiental e especialista em Direitos Humanos e Cidadania.
O professor se tornou candidato por indicação do ex-governador do Estado, Zeca do PT (1999-2006), que o apresentou a Lula ainda em dezembro de 2021. Ali, ouviu do principal líder do PT que o partido buscava novos quadros e que ele o apoiaria para disputar a vaga no Senado.
LEIA MAIS: Time do Lula: os candidatos do PT em Mato Grosso do Sul
Tiago Botelho estreia como candidato, mas não na política. Aprendeu a militar com a mãe, também professora e sindicalista, e com o pai, que foi vice-prefeito de Naviraí pelo PT e duas vezes candidato a deputado estadual duas vezes.
No Senado, Tiago Botelho pretende trabalhar para dar um fim às queimadas no Pantanal, bioma que tem 63% de sua área no Estado. Segundo ele, o fogo criminoso já destruiu 4 milhões de hectares do Pantanal para ampliar as áreas de pasto bovino e monoculturas agrícolas, como a soja. O candidato pretende ainda atuar como elo entre os prefeitos do Mato Grosso do Sul e o governo federal, especialmente para a área da saúde.
Botelho integra a chapa majoritária encabeçada por Giselle Marques, candidata a governadora, que tem Abílio Vaneli como candidato a vice-governador.
LEIA MAIS: Time do Lula: conheça os candidatos do PT no Centro-Oeste
Para deputado federal, o PT concorre com 5 candidatos, sendo 2 mulheres. Eles disputam 8 vagas destinadas ao Mato Grosso do Sul na Câmara dos Deputados. Já para a Assembleia Legislativa, são 20 candidaturas, das quais 6 mulheres. A Assembleia do MS possui 24 cadeiras.
Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos do Time do Lula em Estado de Mato Grosso do Sul:
TIME DO LULA NO MATO GROSSO DO SUL