O Gabinete de Transição Governamental já divulgou os nomes que vão compor os 31 grupos técnicos responsáveis pelo levantamento de dados para dar suporte ao futuro governo.
O grupo técnico que irá cuidar da área de Minas e Energia será formado por Anderson Adauto, Deyvid Barcelar, Fernando Ferro, Giles Azevedo, Guto Quintela, Ikaro Chaves, Jean Paul Prates, Magda Chambriend, Mauricio Tolmasquim, Nelson Hubner, Robson Sebastian Formica e William Nozaki.
Jean Paul Prates é senador do PT pelo Rio Grande do Norte. É formado em direito e economia, com mestrado em gestão ambiental pela Universidade da Pensilvânia (EUA) e em economia da energia, pela Escola Superior de Petróleo, Energia e Motores da França. Foi presidente do Sindicato das Empresas do Setor Energético do RN.}
Fernando Ferro é engenheiro com especialização em Sistemas Elétricos de Potência. Ex-deputado federal pelo PT de Pernambuco por cinco mandatos consecutivos.
Giles Azevedo é geólogo, foi secretário executivo do Gabinete Pessoal da presidenta Dilma Rousseff, e depois conselheiro da Itaipu Binacional. Foi presidente da Companhia de Gás Sulgás e secretário de Minas e Metalurgia do Ministério das Minas e Energia durante o Governo Lula,
Mauricio Tolmasquim é engenheiro de produção pela UFRJ, professor titular da COPPE/UFRJ. Foi secretário-executivo e ministro interino do Ministério de Minas e Energia no governo Lula e presidente da Empresa de Planejamento Energético.
O Gabinete de Transição tem a missão de ajudar o presidente Lula a planejar seu próximo governo e tem como coordenador-geral o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. Além disso, conta com outros quatro coordenadores com funções específicas, um Conselho Político e 31 Grupos Técnicos, geridos de forma colegiada.