Veja os nomes que integram o governo de transição de Lula; confira a lista atualizada

Gabinete de Transição Governamental é coordenado por Geraldo Alckmin e tem Conselho Político e Grupos Técnicos divididos por temas

Lula Marques

Integrantes da equipe de transição em visita ao CCBB, em Brasília, onde funciona o Gabinete (foto: Lula Marques)

O Gabinete de Transição Governamental tem a missão de ajudar o presidente Lula a planejar seu próximo governo e tem como coordenador-geral o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

Além disso, o gabinete conta com outros quatro coordenadores com funções específicas, um Conselho Político e 31 Grupos Técnicos, geridos de forma colegiada.

OBSERVAÇÃO: No dia 22 de novembro, foram anunciados novos nomes dos parlamentares (deputados federais e senadores) que passaram a integrar os grupos técnicos do Gabinete de Transição.

Veja aqui a lista dos parlamentares do PT indicados e os respectivos grupos

Veja abaixo os nomes que compõem o gabinete (a matéria será atualizada à medida em que cada grupo técnico for confirmado).

Estrutura do Gabinete de Transição Governamental:

Coordenação-Geral: Geraldo Alckmin
Coordenação Executiva: Floriano Pesaro
Coordenação de Articulação Política: Gleisi Hoffmann
Coordenação dos Grupos Técnicos: Aloizio Mercadante
Coordenação de Organização da Posse: Janja da Silva (com Gleide Andrade e Fernando Igreja)

Conselho Político de Transição Governamental:

1. Antônio Brito (PSD)
2. Carlos Siqueira (PSB)
3. Daniel Tourinho (AGIR)
4. Felipe Espirito Santo (PROS)
5. Gleisi Hoffmann (PT)
6. Guilherme Ítalo (Avante)
7. Jefferson Coriteac (SD)
8. José Luiz Penna (PV)
9. Juliano Medeiros (PSOL)
10. Luciana Santos (PCdoB)
11. Wesley Diógenes (REDE)
12. Wolney Queiroz (PDT)

Grupos Técnicos do Gabinete de Transição:


1. Agricultura, Pecuária e Abastecimento

– Carlos Favaro, agropecuarista e político brasileiro, Senador pelo estado de Mato Grosso.
– Evandro Gussi – doutor em Direito do Estado. Ex-deputado federal pelo Estado de SP. É presidente e CEO da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).
– Joe Valle – engenheiro florestal, empresário. Ex-deputado do Distrito Federal.
– Katia Abreu – empresária, pecuarista. Foi a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante o segundo governo da ex-presidente Dilma Rousseff. É senadora pelo Tocantins.
– Luiz Carlos Guedes – doutor em engenharia agrônoma, foi ministro da Agricultura no governo Lula.
– Neri Gueller – produtor rural, empresário. Foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Deputado federal de Mato Grosso
– Silvio Crestana – professor, físico e pesquisador brasileiro. Foi diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária durante o governo Lula.
– Tatiana Deane de Abreu Sá – doutora em Biologia Vegetal. Foi diretora-executiva da EMBRAPA de 2005 a 2011.

2. Cidades 

– Ermínia Maricato, arquiteta e urbanista.
– Evanise Lopes Rodrigues, mestra em Urbanismo e ex-chefe de Gabinete da Secretaria de Programas Urbanos do Ministério das Cidades.
– Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidente da Caixa e membro do Consórcio Nordeste.
– Inês Magalhães, ex-ministra das Cidades.
– Geraldo Magela, ex-deputado Federal, Distrital e ex-secretário de Habitação do DF.
– Guilherme Boulos, deputado Federal eleito por São Paulo.
– José Di Filippi, prefeito de Diadema (SP).
– Márcio França, ex-governador de São Paulo.
– Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niterói.
– João Campos, prefeito do Recife (PE).
– Nabil Bonduki, urbanista e professor da FAU-USP.

3. Ciência, Tecnologia e Inovação

– Alexandre Navarro: Vice-Presidente da Fundação João Mangabeira e membro da Câmara de Mediação e Arbitragem da Fundação Getúlio Vargas – FGV.
– André Leandro Magalhães – mestre em Engenharia Aeronáutica. Ex-presidente da DataPrev e da Frente Parlamentar da Ciência e Tecnologia.
– Celso Pansera: Ex-Deputado Federal do PT no Rio de Janeiro. Foi Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação no governo Dilma.
– Glaucius Oliva: cientista, ex-Reitor da USP. Ex-presidente do CNPQ.
– Ildeo de Castro Moreira – professor-doutor do departamento de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.
– Ima Viera: doutora em Ecologia pela University of Stirling, Escócia. É pesquisadora titular do Museu Paraense Emilio Goeldi.
– Iraneide Soares da Silva – Doutora em História Social. Professora da Universidade Estadual do Piauí e pesquisadora.
– Leone Andrade: diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, complexo tecnológico localizado no Polo de Camaçari que é essencial para a estratégia de desenvolvimento da indústria baiana e nacional.
– Luis Manuel Rebelo Fernandes: doutor em Ciência Política, professor da PUC/RJ e UFRJ. Ex-Presidente da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
– Luiz Antônio Elias: Ex-Secretário-Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia durante o Governo Lula
– Ricardo Galvão: Doutor em Física. Professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
– Sérgio Machado Rezende: doutor em Física, ex-Ministro da Ciência e Tecnologia do Governo Lula. Foi presidente da FINEP e Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente em Pernambuco.

4. Comunicação Social

– André Janones – Advogado, influenciador digital. Deputado federal por Minas Gerais desde 2019, reeleito em 2022.
– Antônia Pelegrino – Mestra em Letras, roteirista e produtora premiada pela Academia Brasileira de Letras e Academia do Cinema Brasileiro.
– Flávio Silva Gonçalves – Mestre em Políticas de Comunicação. Diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Já trabalhou no gabinete da diretoria-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
– Florestam Fernandes Junior – jornalista, comentarista e articulista. Passou pelas principais redações e emissoras do país.
– Helena Chagas – Jornalista. Foi ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do Brasil durante o governo Dilma Rousseff.
– Hélio Doyle – jornalista, consultor em comunicação e política e professor aposentado da Universidade de Brasília. Foi secretário de governo, de articulação institucional e da Casa Civil em três governos do DF.
– Joao Brant – doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Regulação e Políticas de Comunicação pela London School of Economics. Foi Secretário Executivo do Ministério da Cultura no governo Dilma Rousseff.
– Laurindo Leal Filho (Lalo) – doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, jornalista, sociólogo, professor universitário, escritor e apresentador de televisão brasileiro. Foi secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo durante a gestão Luiza Erundina.
– Manuela Dávila – jornalista. Foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul, deputada estadual e candidata a vice-presidente da República na eleição de 2018.
– Octávio Costa – jornalista. Presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
– Tereza Cruvinel – Jornalista. Trabalhou em diversos veículos de comunicação. Foi Presidenta da Empresa Brasileira de Comunicação no governo Lula.
– Viviane Ferreira: Advogada, diretora, roteirista, produtora e cineasta brasileira. Ativista do movimento de mulheres negras e fundadora da Odun Filmes, empresa produtora voltada para o audiovisual identitário.

5. Comunicações

– Alessandra Orofino, especialista em economia e direitos humanos.
– Cezar Alvarez, ex-secretário-executivo do Ministério das Comunicações
– Jorge Bittar, ex-deputado federal.
– Paulo Bernardo, ex-ministro das Comunicações.

6. Cultura 

– Antônio Marinho, músico e Poeta de Pernambuco.
– Áurea Carolina, deputada federal (PSOL-MG).
– Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura.
– Lucélia Santos, atriz e ex-candidata a deputada federal pelo PSB-RJ.
– Márcio Tavares, Secretário Nacional de Cultura do PT.
– Margareth Menezes, cantora.

7. Defesa

Nomes a serem definidos

8. Desenvolvimento Agrário  

– Célia Hissae Watanabe – mestra em gestão de políticas públicas. Pesquisadora em desenvolvimento rural sustentável.
– Elisângela Araújo: coordenadora de Formação e Educação Profissional da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – CONTRAF-Brasil/CUT e do Fórum Baiano da Agricultura Familiar.
– Givanilson Porfirio da Silva: Assessor da Presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – CONTAG.
– João Grandão: ex-Deputado Federal de Mato Grosso do Sul por dois mandatos, já foi Deputado Estadual e vereador em Dourados.
– José Josivaldo Oliveira: membro da coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.
– Luiz Henrique Gomes de Moura (Zarref): engenheiro florestal, foi Professor Substituto da Universidade de Brasília em Educação do Campo. Possui mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e assessor do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)
– Maria Josana de Lima Oliveira: Coordenadora Geral da CONTRAF-BRASIL/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar.
– Miguel Rosseto: Ex-Ministro do Desenvolvimento Agrário nos governos Lula e Dilma. Foi também ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República e Ministro do Trabalho e Previdência Social. Além disso, Rosseto foi vice-governador do Rio Grande do Sul durante a gestão de Olívio Dutra.
– Pedro Uczai: Deputado Federal por Santa Catarina, reeleito, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Chapecó.
– Robervone Nascimento – doutora em agronomia. Engenheira agrônoma, servidora do INCRA.
– Vanderley Ziger: Presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES).

9. Desenvolvimento Regional

– Camilo Santana: Senador eleito pelo PT/CE, foi Governador do Ceará, Deputado estadual e secretário do desenvolvimento agrário e das cidades nos governos Cid Gomes
– Esther Bemerguy: Ex-secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República no governo Lula e Ex-Secretária de Planejamento e Investimento Estratégico do Ministério do Planejamento no governo Dilma.
– Helder Barbalho: Atual governador do Pará. Foi ministro da Pesca e Aquicultura e ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos no governo Dilma Rousseff e ministro da Integração Nacional no governo Michel Temer.
– Jonas Paulo Neres – Sociólogo, foi coordenador-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do estado da Bahia.
– Otto Alencar: Senador da República pela Bahia, filiado ao PSD e com atuação destacada durante a CPI da Covid. Foi Governador, Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.
– Randolfe Rodrigues: Senador da República pelo Amapá filiado na Rede Sustentabilidade. Liderança destacada na CPI da Covid, é líder da oposição ao Governo Bolsonaro no Senado Federal.
– Raimunda Monteiro: mestre em planejamento de Desenvolvimento Regional, doutora em ciências socioambientais e ex-Reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
– Tania Barcelar: Economista reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento regional, foi Secretária Nacional de Políticas Regionais pelo Ministério da Integração Nacional. Atuou na Sudene por mais de 20 anos, tendo sido foi secretária de Planejamento e de Fazenda de Pernambuco.

10. Desenvolvimento social 

– André Quintão, deputado estadual pelo PT em Minas Gerais.
– Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma Rousseff.
– Tereza Campello, economista e ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma Rousseff.
– Simone Tebet, senadora de Mato Grosso do Sul pelo MDB.

11. Direitos humanos (com subgrupo da Infância)

– Emídio de Souza, deputado estadual.
– Maria do Rosário, deputada federal e ex-ministra de Direitos Humanos.
– Maria Victoria Benevides, socióloga e professora.
– Janaína Barbosa de Oliveira, representante do movimento LGBTQ+.
– Luis Alberto Melchert, doutor em economia.
– Rubens Linhares Mendonça Lopes, do setorial do PT para pessoas com deficiência.
– Silvio Almeida, advogado.

Subgrupo infância:

– Ariel de Castro Alves, advogado, membro do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
– Maria Luiza Moura Oliveira, psicóloga, ex-presidente do Conanda (Goiás).
– Welington Pereira da Silva, teólogo, pastor metodista, ex-conselheiro do Conanda (Brasília).
– Isabela Henriques, advogada, presidenta da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-SP.

12. Economia

– André Lara Resende: um dos idealizadores do Plano Real. Presidiu o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no governo Fernanda Henrique Cardoso.
– Guilherme Mello: professor de economia e coordenador do programa de pós graduação em desenvolvimento econômico da Unicamp. Foi assessor econômico da campanha de Lula.
– Nelson Barbosa: ex-ministro do Planejamento e ex-ministro da Fazenda no governo Dilma Rousseff.
– Persio Arida: Também é um dos pais do Plano Real. Foi presidente do BNDES entre 1993 e 1994 e do Banco Central em 1995.

13. Educação

– Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
– Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de Educação de São Paulo.
– Binho Marques, ex-governador do Acre.
– Cláudio Alex, presidente do Conselho Nacional dos Institutos Federais e reitor do Instituto Federal do Pará.
– Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.
– Henrique Paim, ex-ministro da Educação.
– Macaé Evaristo, ex-secretária municipal de Belo Horizonte e deputada estadual eleita.
– Maria Alice Setubal, presidente do Conselho Consultivo da Fundação Tide Setubal.
– Paulo Gabriel, ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano e presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia
– Priscila Cruz, presidente executiva do Todos pela Educação.
– Ricardo Marcelo Fonseca, presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal do Paraná.
– Rosa Neide, ex-secretária de Estado da Educação do Mato Grosso e deputada federal.
– Teresa Leitão, professora, ex-deputada estadual e senadora eleita por Pernambuco.
– Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral (CE).

14. Esporte

– Ana Moser, ex-atleta do Vôlei, primeira medalhista olímpica do Brasil.
– Edinho Silva, prefeito de Araraquara.
– Isabel Salgado, ex-atleta do Vôlei, pioneira no vôlei de praia.
– José Luís Ferrarezi, foi gestor de Esporte em São Bernardo do Campo (SP).
– Marta Sobral, ex-atleta do basquete, medalha de prata no Panamericano.
– Mizael Conrado, advogado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e bicampeão paralímpico de futebol de 5.
– Nádia Campeão, ex-vice-prefeita de São Paulo.
– Raí Souza Vieira de Oliveira, tetracampeão Mundial (1994) e Brasileiro de futebol.
– Verônica Silva Hipólito, atleta paralímpica, prata nos Jogos Rio 2016.

15. Igualdade racial 

– Douglas Belchior, cofundador da Uneafro Brasil e da Coalizão Negra Por Direitos
 Givânia Maria Silva, quilombola e doutora em sociologia.
– Nilma Lino Gomes, ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
– Martvs das Chagas, secretário de Planejamento de Juiz de Fora (MG).
– Preta Ferreira, do movimento negro e de moradia.
– Thiago Tobias, advogado da Coalizão Negra; Iêda Leal, do Movimento Negro Unificado.

16. Indústria, comércio e serviços(com subgrupo para Micro e Pequenas Empresas)

– Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul.
– Jackson Schneider, executivo da Embraer.
– Marcelo Ramos, deputado federal.
– Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai Nacional.

Subgrupo para Micro e Pequenas Empresas:

– André Ceciliano, presidente da Assembleia Legislativa do RJ.
– Paulo Feldman, professor da USP.
– Paulo Okamoto, ex-presidente do Sebrae e do Instituto Lula.
– Tatiana Conceição Valente, especialista em economia solidária.

17. Infraestrutura

– Alexandre Silveira, senador por Minas Gerais.
– Gabriel Galípolo, economista, ex-presidente Banco Fator, pesquisador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).
– Maurício Muniz, ex-ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República.
– Miriam Belchior, ex-ministra do Planejamento e ex-presidente da Caixa Econômica Federal.
– Paulo Pimenta, deputado federal (RS).
– Vinícius Marques, ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
– Fernandha Batista, secretária de Infraestrutura (PE).
– Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura (BA).

18. Justiça e Segurança Pública

– Andrei Passos Rodrigues – Delegado da Polícia Federal.
– Camila Nunes – Doutora em Sociologia pela USP. Professora adjunta da UFABC e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo.
– Carol Proner – Doutora em Direitos Humanos. Professora de Direito Internacional da UFRJ.
– Cristiano Zanin – Advogado com especialização em Direito Processual Civil.
– Flávio Dino – ex-juiz, ex-governador do Maranhão, Senador eleito pelo PSB/MA.
– Gabriel Sampaio – Advogado, foi Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça durante o governo Dilma Rousseff.
– Jaqueline Sinhoretto – Doutora em Sociologia pela USP. Professora da UFSCar. Lidera o grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da UFSCar.
– Márcio Elias Rosa – Procurador de Justiça aposentado, ex-secretário de Estado da Justiça de São Paulo e ex-presidente da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA).
– Marco Aurélio Carvalho – Advogado especializado em Direito Público.
– Marivaldo Pereira – Advogado. Ex-secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo Dilma Rousseff.
– Marta Machado – professora da Fundação Getúlio Vargas.
– Omar Aziz – Engenheiro civil. Senador pelo AM.
– Paulo Teixeira – Advogado. Deputado Federal PT/SP
– Pierpaolo Cruz Bottini – professor de Direito Penal da USP. Foi Secretário da Reforma do Judiciário durante o primeiro mandato do presidente Lula.
– Sheila Carvalho – advogada Internacional de Direitos Humanos, professora e ativista.
– Tamires Gomes Sampaio: advogada, mestra em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pesquisadora na área de segurança pública, política criminal e racismo estrutural. Foi Secretária Adjunta de Segurança Cidadã em Diadema.
– Wadih Damous – advogado. Ex-presidente da OAB/RJ. Ex-deputado Federal PT/RJ.

19. Juventude

– Bruna Chaves Brelaz, presidenta da UNE.
– Gabriel Medeiros de Miranda, subsecretário de Juventude do Rio Grande do Norte, ex-diretor de Universidades Públicas da UNE.
– Jilberlandio Miranda Santana, presidente da União da Juventude Socialista do Espírito Santo.
– Kelly dos Santos Araújo, secretária-geral da Juventude do PT.
– Marcus Barão, presidente do Conselho Nacional da Juventude.
– Nádia Beatriz Martins Garcia Pereira, secretária Nacional de Juventude do PT.
– Nilson Florentino Júnior, secretário Nacional Adjunto da Juventude do PT.
– Tiago Augusto Morbach, presidente Nacional da União da Juventude Socialista (UJS).
– Sabrina Santos, membro da União dos Moradores de Heliópolis (UNAS).

20. Meio Ambiente

– Carlos Minc, geógrafo, ambientalista, foi ministro do meio-ambiente (2008-2010), secretario de meio-ambiente do RJ e deputado federal.
– Izabella Teixeira, bióloga, foi ministra do meio-ambiente (2010-2016), copresidente do painel de recursos naturais da ONU.
– Jorge Viana, engenheiro florestal, foi governador do Acre e senador pelo mesmo estado e prefeito de Rio Branco.
– José Carlos Lima da Costa, advogado com especialização em direito ambiental, foi secretário-chefe da casa civil do governo do estado do Pará e deputado estadual pelo mesmo estado.
– Marilene Corrêa da Silva Freitas, professora da Universidade Federal do Amazonas, foi reitora da Universidade do Estado do Amazonas.
– Marina Silva, historiadora, psicopedagoga, ambientalista, foi ministra do meio-ambiente (2003-2008), foi senadora e deputada estadual pelo Acre, é deputada federal eleita.
– Pedro Ivo, ambientalista e dirigente nacional da Rede Sustentabilidade, foi candidato ao senado.
– Silvana Vitorassi, doutora em educação ambiental, especialista em gestão ambiental, foi gerente da divisão de educação ambiental em Itaipu Binacional.

21. Minas e Energia

– Anderson Adauto: Ministro dos Transportes durante o primeiro mandato do Presidente Lula. Foi prefeito de Uberaba, por dois mandatos de 2005 a 2012 e deputado Estadual em Minas por 16 anos, de 1987 a 2003.
– Deyvid Barcelar: graduado em Administração, com especializações em Gestão de Pessoas, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros, também foi representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás (2015-2016).
– Fernando Ferro – engenheiro, com especialização em Sistemas Elétricos de Potência. Ex-deputado federal pelo Estado de Pernambuco.
– Giles Azevedo – geólogo, ex-secretário executivo do Gabinete Pessoal da presidente eleita Dilma Rousseff.
– Guto Quintela: Agrônomo de formação, empresário do agronegócio, é membro do conselho diretor do Centro de Empreendedorismo da Amazônia.
– Ikaro Chaves: Engenheiro Eletricista da Eletronorte e Diretor da Associação dos Engenheiros e Técnicos do Sistema Eletrobras.
– Jean Paul Prates: advogado e economista, Senador do PT pelo Rio Grande do Norte e Presidente do Sindicato das Empresas do Setor Energético do RN.}
– Magda Chambriend: Mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ e Engenheira Civil pela UFRJ é coordenadora de pesquisa na FGV Energia. Foi Diretoria da ANP em 2008 e a Diretoria Geral em 2012.
– Mauricio Tolmasquim: Engenheiro de produção pela UFRJ é professor titular da COPPE/UFRJ. Foi Secretário-Executivo e Ministro interino do Ministério de Minas e Energia no governo Lula e Presidente da Empresa de Planejamento Energético.
– Nelson Hubner: Engenheiro, atua na área de energia. Foi secretário executivo e ministro interino do Ministério de Minas e Energia. Foi, também, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica e presidente do conselho de administração da Light/SA.
– Robson Sebastian Formica: especialista em Energia e Sociedade, integra a Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
– William Nozaki: professor de ciência política e economia da Escola de Sociologia e Política de São Paulo e diretor técnico do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (INEEP).

22. Mulheres

– Anielle Franco, professora, jornalista e diretora do Instituto Marielle Franco.
– Aparecida Gonçalves, ex-secretária nacional da Violência contra a Mulher.
– Eleonora Menicucci, ex-ministra da Secretaria de Política para Mulheres.
– Maria Helena Guarezi, professora e ex-diretora de Itaipu.
– Roberta Eugênio, mestre em direito e ex-assessora de Marielle Franco.
– Roseli Faria, economista.

23. Pesca

– Altemir Gregolin, foi ministro da pesca e aquicultura (2006-2011), é veterinário com especialização em administração rural, mestrado em desenvolvimento, agricultura e sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
– Antônia do Socorro Pena da Gama, professora da UFOPa em Santarém. Doutora em Educação.
– Carlos Alberto da Silva Leão, foi superintendente de pesca e aquicultura no Pará.
– Carlos Alberto Pinto dos Santos, secretário-executivo da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos Tradicionais Costeiros e Marinhos.
– Cristiano Wellington Norberto Ramalho, professor de sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, especialista em pesca e aquicultura.
– Ederson Pinto da Silva, foi diretor geral do departamento de pesca, aquicultura, quilombolas e unidades indígenas da secretaria do desenvolvimento rural, pesca e cooperativismo do Rio Grande do Sul.
– Flávia Lucena Frédou, professora titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pós-doutora em ciências da pesca e da aquicultura pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da França.
– Joao Felipe Nogueira Matias, engenheiro de pesca, doutor em biotecnologia dos recursos pesqueiros, foi secretário de planejamento e ordenamento da aquicultura, do Ministério da Pesca.

24. Planejamento, orçamento e gestão

– Antonio Corrêa de Lacerda, presidente do Conselho Federal de Economia.
– Esther Dweck, economista e professora.
– Enio Verri, deputado federal.
– Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda.

25. Povos Originários

– Benki Piyãko, também conhecido Benki Ashaninka representante político e xamânico do povo Ashaninka.
– Célia Nunes Correa, também conhecida como Célia Xakriabá, é uma professora ativista indígena do povo Xakriabá em Minas Gerais. Integra a Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade. Deputada Eleita por Minas Gerais.
– Davi Kopenawa Yanomami: um escritor, ator, xamã e líder político yanomami. Atualmente, é presidente da Hutukara Associação Yanomami, uma entidade indígena de ajuda mútua e etnodesenvolvimento.
– João Pedro Gonçalves da Costa: ex-deputado estadual, ex-senador pelo Amazonas, servidor do Incra aposentado, ex-Superintendente do INCRA e ex-Presidente da Funai.
– Joênia Batista de Carvalho: conhecida como Joênia Wapichana, é uma advogada, sendo primeira mulher indígena a exercer a profissão no Brasil. Joênia é a primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal, representando Roraima, durante as eleições de 2018.
– Juliana Cardoso: educadora, ativista dos movimentos sociais e sindical, vereadora pelo Partido dos Trabalhadores na cidade de São Paulo. Foi eleita deputada federal pelo estado de São Paulo.
– Marcio Augusto Freitas de Meira: Historiador e antropólogo do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém do Pará. Foi presidente da Funai entre 2007 e 2012.
– Marivelton Baré: presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – FOIRN.
– Sônia Bone de Souza Silva Santos: conhecida como Sônia Guajajara, é uma líder indígena brasileira e política filiada ao Partido Socialismo e Liberdade. É formada em Letras e em Enfermagem, especialista em Educação especial pela Universidade Estadual do Maranhão. Recebeu em 2015 a Ordem do Mérito Cultural. Deputada federal eleita pelo estado de SP.
– Tapi Yawalapiti: é liderança e cacique do povo Yawalapíti da região do alto Xingu.

26. Previdência Social

– Alessandro Antônio Stefanutto, procurador federal, ex-Coordenador-Geral de Administração das Procuradorias, ex-chefe da Procuradoria Federal Especializada do INSS (PFE/INSS).
– Eduardo Fagnani: Professor Doutor do Instituto de Economia da Unicamp, Coordenador da Pós-Graduação em Desenvolvimento, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho, e editor da Revista Política Social e Desenvolvimento.
– Fabiano Silva: Coordenador na Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP, membro da Comissão de Previdência da OAB-SP e da Comissão de Previdência do Conselho Federal da OAB.
– Jane Berwanger: Professora, advogada e doutora em direito previdenciário.
– José Pimentel: Ex-Senador do Ceará pelo PT, foi Ministro de Estado da Previdência Social durante o governo Lula, além de deputado federal por quatro mandatos consecutivos.
– Luiz Antônio Adriano da Silva: Secretário-geral nacional do Solidariedade. Militou no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e também no Sindicato de Tatuí. Fez parte do Conselho de Assistência Social e do Conselho de Previdência Social.

27. Relações Exteriores

– Aloisio Nunes Ferreira – advogado, ex-senador da República por São Paulo, ex-ministro das Relações Exteriores.
– Audo Faleiro – agrônomo, diplomata, ex-assessor para assuntos internacionais da Presidência da República nos governos Lula e Dilma.
– Celso Amorim – professor e diplomata brasileiro. Foi ministro das Relações Exteriores e da Defesa durante os governos Itamar Franco, Lula e Dilma Rousseff
– Cristovam Buarque – economista, foi governador do Distrito Federal, ex-reitor da Universidade de Brasília, ex-senador da República, ex-ministro da Educação governo Lula.
– Monica Valente – psicóloga, foi Secretária de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores.
– Pedro Abramovay – Advogado, doutor em ciência política, ex-secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça no governo Lula.
– Romênio Pereira – secretário de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores

28. Saúde

– Alexandre Padilha: Médico e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), é atualmente deputado federal por São Paulo. Foi ministro das Relações Institucionais no Governo Lula e ministro da Saúde no Governo Dilma Rousseff.
– Arthur Chioro: Político, médico sanitarista e professor da Unifesp. Foi ministro da Saúde no governo Dilma. Antes disso, foi secretário de saúde do município de São Bernardo do Campo.
– Fernando Zasso Pigatto: Presidente do Conselho Nacional da Saúde.
– Humberto Costa: Senador por Pernambuco, é o líder do PT no Senado. Foi Ministro da Saúde durante o governo Lula, bem como deputado federal e estadual.
– José Gomes Temporão: Pesquisador da Fiocruz, membro da Academia Nacional de Medicina. Foi Ministro da Saúde nos governos Lula e Dilma.
– Lúcia Souto: Presidenta do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde, Médica sanitarista e Pesquisadora da Fiocruz, foi deputada estadual no Rio de Janeiro pelo PPS.
– Ludhmila Abrahão Hajjar: Professora associada da Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora de Cardio-Oncologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas e Coordenadora de Cardiologia do Instituto do Câncer do estado de São Paulo
– Maria do Socorro de Souza: Doutora em educação e em ciências da saúde. É pesquisadora da Fiocruz e foi a primeira mulher a presidir o Conselho Nacional de Saúde.
– Miguel Srougi: Professor Titular de Urologia da Faculdade de Medicina da USP e da Escola Paulista de Medicina, é uma personalidade de destaque e uma das principais referências nacionais na Oncologia.
– Nísia Trindade Lima: Cientista social e socióloga, é a atual presidente da Fundação Oswaldo Cruz. É a primeira mulher a comandar a Fiocruz em 120 anos de história da instituição, tendo sido a mais votada na eleição interna.
– Regina Fatima Feio Barroso: Doutora em odontologia. Atualmente é Superintendente do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA.
– Roberto Kalil Filho: Médico cardiologista, fundou o Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, é diretor clínico do Instituto do Coração (InCor) e professor titular da disciplina de cardiologia da Faculdade de Medicina da USP.

29. Trabalho

– Adilson Araújo: Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
– André Calixtre: Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, foi Chefe da Assessoria Técnica da Presidência do IPEA e Assessor no Gabinete do Ministro da Secretaria-geral da Presidência da República durante o governo Dilma.
– Clemente Gantz Lucio: sociólogo, foi diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
– Fausto Augusto Júnior: Professor universitário e Diretor Técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)
– Laís Abramo: socióloga, mestre e doutora em Sociologia pela USP; foi Diretora da Divisão de Desenvolvimento Social da CEPAL (2015-2019), Diretora da OIT no Brasil (2005-2015) e Especialista Regional em Gênero e Trabalho da OIT para a América Latina (1999-2005). É autora de diversas publicações obre mercado de trabalho, sindicalismo, desigualdades e relações raciais e de gênero no mundo do trabalho.
– Miguel Torres: Presidente da Força Sindical, possui uma longa trajetória no movimento sindical e uma vida inteira dedicada às lutas sociais no país.
– Patrícia Vieira Trópia, doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Presidiu a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho no período 2020-2021.
– Ricardo Patah: Presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), também é o presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
– Sandra Brandão: é economista, mestre em Economia pela Unicamp.
– Sérgio Nobre: Presidente Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Também coordenou o Setor Automotivo da Confederação Nacional dos Metalúrgicos.

30. Transparência, Integridade e Controle

– Ailton Cardozo, advogado e Procurador do Estado na Procuradoria Geral do Estado da Bahia.
– Claudia Aparecida de Souza Trindade:  Procuradora da Fazenda Nacional desde 1993. Atuou como Coordenadora da Atuação Judicial da Fazenda Nacional perante o STF e como Assessora Parlamentar da PGFN. É Conselheira Seccional da OAB/DF.
– Cléucio Santos Nunes: Doutor em Direito do Estado pela UnB e Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos. Especialista em Direito Tributário e Processo Tributário pela PUC/SP.
– Eugênio Aragão: advogado, Subprocurador-Geral da República aposentado, ex-Ministro da Justiça.
– Jorge Messias: Procurador da Fazenda Nacional, ex-Subsecretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, ex-Consultor Jurídico do MEC e do MCTI.
– Juliano José Breda: advogado, pós-doutor em Direitos Fundamentais e Democracia pela Universidade de Coimbra.
– Luiz Augusto Fraga Navarro de Britto Filho: advogado e ex-ministro de Estado da Controladoria-Geral da União (CGU).
– Luiz Carlos Rocha (Rochinha): advogado, mestre em direitos fundamentais, ex-Procurador-Geral de Município e ex-Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/PR.
– Manoel Caetano Ferreira Filho: procurador de Estado aposentado, escritor, Professor da UFPR e advogado.
– Mauro Menezes: advogado e ex-Presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.
– Paulo Henrique Saraiva Câmara: governador de Pernambuco, economista e auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE).
– Vânia Viera: Ex-diretora de Prevenção à Corrupção da CGU e ex-secretária de Transparência e Controle do governo do Distrito Federal.

31. Turismo

– Arialdo Pinho: ex-secretário da Casa Civil do Ceará. Secretário de Turismo do Estado do Ceará.
– Chieko Aoki: administradora e empresária do setor hoteleiro
– Carina Câmara: Superintendente da Secretaria de Estado do Turismo do estado do Piauí.
– Luiz Barreto: Sociólogo, foi presidente do Sebrae e ministro do Turismo.
– Marcelo Freixo: Professor e deputado federal.
Veneziano Vital do Rego: advogado e Senador da República.
– Marta Suplicy: psicóloga, psicanalista e sexóloga. Foi prefeita de São Paulo, ministra da Cultura e ministra do Turismo.
– Orsine Oliveira Júnior: ex-secretário de Turismo do Amazonas.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast