Com a premissa de ampliar ainda a atuação do Partido dos Trabalhadores em âmbito municipal e fortalecer a luta por Lula livre e contra os retrocessos impostos por Jair Bolsonaro (PSL), a Secretaria de Organização do PT tem trabalhado forte para capitanear novos filiados e estimular a criação de novas comissões provisórias por todo o país.
O prazo para apresentar novos pedidos de filiação e criar uma comissão provisória onde a legenda ainda não está presente acaba no próximo dia 8 de junho.
Caso você queira fazer parte do processo de eleição interna e renovação dos diretórios municipais do maior partido progressista da América Latina, o pedido de filiação deve estar inserido no sistema até às 23h59 do dia 8
Como? Via FILIE-SE ou acessando a ÁREA PT. Fique atento também a outras informações:
Seja um petista de carteirinha:
Qualquer homem ou mulher que se disponha a lutar por uma sociedade democrática, plural e solidária pode se filiar ao PT, desde que já tenha completado 16 anos de idade, goze de plenos direitos políticos, não esteja filiado a outro partido e possua domicílio eleitoral no mesmo município em que queira se filiar.
Para se filiar ao Partido dos Trabalhadores você pode solicitar sua filiação a qualquer filiado ou filiada; em qualquer Diretório do Partido; ou, preenchendo o cadastro a seguir.
Depois de preenchido o formulário, nós apresentaremos a história e o programa do nosso partido, além dos direitos e deveres dos filiados e filiadas. Sua filiação só será concluída depois que você considerar que não há mais nenhuma dúvida.
Leve o PT para a sua cidade
Nos municípios onde o PT não está organizado, uma Comissão Provisória deverá ser nomeada para organizar o processo eleitoral, exclusivamente, em nível municipal.
A Comissão Provisória é composta por 6 componentes filiados no município, que serão nomeados pela Comissão Executiva Estadual, que definirá, quem assumirá o cargo de Presidente, Secretário e Tesoureiro. As Comissões Provisórias devem respeitar o critério da Paridade de Gênero, mas não há obrigatoriedade de cumprir as cotas de etnia e de juventude.
As lutas começam na cidade
A secretária de Organização do PT, Gleide Andrade, resume com precisão o porquê é fundamental levar as lutas para além das capitais e centros urbanos: “A vida acontece nas cidades. As pessoas que pretendem entrar para a política têm de lutar pelas causas de seus locais de origem”.
Gleide também força o pedido para que todos filiados e filiadas do PT organizem o processo eleitoral interno em seus municípios para “intensificar a campanha por Lula livre e contra a retirada sistemática de direitos”. Além disso, relembra o fato de o partido já ser o que mais possui diretórios municipais. “Nós priorizamos a autonomia partidária. Isso permite que os filiados de determinado município possam resolver sobre a vida do partido em âmbito local”, completa.
Por fim, a secretária de Organização reafirma o desejo de fazer com que o PT, a longo prazo, esteja em todos os municípios do país. “Mas para isso é preciso que se faça uma convocação a todos aqueles que se identificam com campanhas como Lula Livre, escolheram Haddad na última corrida presidencial e contra Bolsonaro”.
LEIA AQUI O REGULAMENTO PARA AS ELEIÇÕES INTERNAS DO PARTIDO
Da Redação da Agência PT de Notícias