A campanha eleitoral do Time do Lula no Ceará, que tem Elmano Freitas (PT) candidato a governador e Camilo Santana (PT) candidato a senador, recebeu há duas semanas o melhor reforço que seria possível imaginar: das 100 melhores escolas brasileiras, 87 estão no Estado, 12 delas no topo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado há duas semanas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este é o resultado prático do modo petista de governar. Nos últimos 8 anos, sob o governo Camilo Santana, o Ceará pulou da 14ª para a 3ª colocação no ranking da Educação do país.
O resultado é apenas um entre vários outros reconhecidos hoje pela população cearense, que percebeu sua vida melhorar desde que o PT assumiu o governo. Por isso, a chapa Elmano governador e Camilo senador, que tem ainda Jade Romero candidata a vice-governadora, tem percorrido unida todo o Estado para apresentar as propostas que darão continuidade a tudo o que já foi conquistado.
TIME DO LULA: no Ceará, Elmano é o nome de Lula para governador
A Educação, claro, continua entre as prioridades do Plano de Governo do Time do Lula no Ceará. Um dos objetivos de Elmano é levar o ensino em tempo integral para 100% das escolas do Estado. Hoje, já está em 60% das unidades. Além disso, ele pretende assegurar o ingresso, a frequência e a permanência dos estudantes nas escolas em todos os níveis, com articulação entre o ensino médio e a educação profissional para dar aos jovens uma perspectiva de trabalho desde a conclusão dos estudos.
A juventude está no centro das atenções da chapa Elmano/Jade, que pretende facilitar o acesso ao esporte e ao lazer para promover o desenvolvimento, combater a violência e construir cidadania. Será ampliado o programa Agente Jovem Ambiental (AJA), que hoje seleciona 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social para atuar em projetos socioambientais e passará a beneficiar 60 mil jovens.
LEIA MAIS: conheça o Plano de Governo da chapa Elmano/Jade para o Ceará
Na saúde, o candidato do PT ao governo do Ceará pretende avançar ainda mais na interiorização do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que hoje, após a gestão Camilo, permite o acesso a 90% das especialidades médicas perto de casa, sem necessidade de procurar socorro nos hospitais da capital Fortaleza. Serão construídos mais três hospitais regionais-polo e haverá um mutirão de cirurgias para compensar os atrasos decorrentes da pandemia. Será ainda concluído o maior hospital público do Ceará — o Hospital Universitário, com 665 leitos e todas as especialidades.
O Estado que até um passado recente vivia uma realidade de motins e ameaças de instabilidade na área de segurança pública hoje tem uma situação distensionada, muito em razão da contratação de 20 mil novos profissionais e investimento em inteligência, tecnologia e estrutura para o combate ao crime e o estímulo à cultura da paz. Para dar sequência a esse processo, além de aplicar mais recursos em tecnologia e governança, Elmano Freitas pretende implantar o programa Segurança Cidadã, de prevenção da violência articulando políticas públicas transversais, o Centro de Inteligência Integrado nos níveis estadual, municipal e federal e o combate prioritário ao crime organizado e às facções criminosas com a ajuda do governo federal.
LEGADO: saiba o que os governos do PT fizeram pelo Ceará
Outra prioridade e preocupação do candidato petista ao governo estadual é com o saneamento básico na Região Metropolitana da capital, que será universalizado com investimento de R$ 6,2 bilhões.
Todos esses avanços só foram possíveis com uma gestão eficiente e responsável. Camilo Santana provou ser possível colocar as contas em dia do Ceará e, mesmo com orçamento apertado, realizar investimentos em todas as áreas. Há 7 anos o Estado é líder do ranking nacional de investimentos públicos em relação à Receita Corrente Líquida.
TIME DO LULA: ex-governador Camilo Santana é o nome de Lula para senador pelo Ceará
No Ceará, o PT tem 8 candidatos a deputado federal e 7 candidatas a deputada federal, disputando as 22 vagas do Estado na Câmara. Para deputado estadual, são 13 candidatos, e para deputada estadual, 10 candidatas, concorrendo às 46 cadeiras da Assembleia Legislativa.
Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos e candidatas do Time do Lula no Estado do Ceará:
Da Redação