Ex-governador Camilo Santana é o nome do PT para senador do Ceará

Aprovada por 80% da população, gestão de Camilo nos dois mandatos de governador impulsiona Time do Lula no Estado

Claudio Kbene/Instituto Lula

Camilo Santana e Lula

Depois de governar o Ceará por dois mandatos consecutivos (2015-2022), Camilo Santana é o candidato do PT ao Senado pelo Time de Lula do Estado. O governador que deixou o cargo com impressionantes 80% de aprovação popular compõe a chapa majoritária do candidato a governador, Elmano de Freitas (PT), e da candidata a vice-governadora Jade Romero (MDB).

Nascido em Crato, na região do Cariri, Camilo Santana se formou em agronomia na Universidade Federal do Ceará e tem mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma instituição. Iniciou a luta política no movimento estudantil, ocupando os cargos de presidente do Centro Acadêmico de Agronomia e de diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Servidor público federal concursado, Camilo ocupou de 2003 a 2004 o cargo de superintendente do Ibama no Ceará. E em 2006, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado. Em 2010, foi eleito deputado estadual, tendo sido o mais votado. Em 2012, se tornou secretário das Cidades do governo Cid Gomes.

Em 2014, Camilo Santana foi escolhido pelo PT para disputar o governo estadual. Foi eleito com 53,35% dos votos. Após uma gestão que combinou desenvolvimento econômico com inclusão social, estímulo ao empreendedor e redução da desigualdade, foi reeleito em 2018 no primeiro turno com quase 80% dos votos.

“Quero ser lembrado como um homem que construiu diálogo, consensos, ajudou a avançar na educação, a reduzir a desigualdade, que ajudou a construir talvez um dos maiores programas para infância, mais consolidado neste país, que é o programa Mais Infância”, afirmou em entrevista, após deixar o governo.

No Senado, Camilo pretende defender uma maior transparência nas emendas parlamentares para que o povo saiba onde e como estão sendo investidos os recursos públicos. É um crítico feroz do chamado “orçamento secreto”, que ele considera uma “vergonha para o país”.

O candidato a senador pelo Time do Lula também quer transformar em propostas nacionais os projetos que foram implementados com sucesso em seus governos, como o “Ceará Crédito”, voltado para o fomento de pequenos negócios para gerar mais emprego e renda.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e as candidatas do PT no Nordeste

No Ceará, o PT tem 8 candidatos a deputado federal e 7 candidatas a deputada federal, disputando as 22 vagas do Estado na Câmara. Para deputado estadual, são 13 candidatos, e para deputada estadual, 10 candidatas, concorrendo às 46 cadeiras da Assembleia Legislativa.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos do Time do Lula no Estado do Ceará:

TIME DO LULA NO CEARÁ

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast