No Ceará, Elmano de Freitas é o nome de Lula para governador

Candidato a governador pelo PT tem a missão de dar sequência ao sucesso das últimas duas gestões do partido no Estado com Camilo Santana

Lula com Elmano de Freitas

O legado do modo petista de governar deixado nas últimas duas gestões no Ceará é o principal trunfo de Elmano de Freitas, que lidera o Time do Lula como candidato a governador pelo PT. O cargo foi ocupado desde 2015 por Camilo Santana, também do PT, que se afastou da função com 80% de aprovação popular para compor a chapa como candidato a senador. Completando o Time, Jade Romero (MDB) é a candidata a vice-governadora.

Conhecido como Terra da Luz por ter abolido a escravidão quatro anos antes da Lei Áurea e famoso pelo litoral exuberante e por ser berço de grandes comediantes do país, o Ceará que elegeu Camilo Santana deixou para trás um modelo coronelista para experimentar a simbiose entre crescimento econômico e inclusão social, fortalecendo seu potencial agrícola, industrial e educacional, sendo destaque na pesquisa astronômica e geológica.

LEIA MAIS: Time do Lula: conheça os candidatos do PT em todo o país

Elmano de Freitas da Costa é advogado e filiado ao PT desde 1989, ano da primeira campanha presidencial de Lula. Natural de Baturité (CE), é filho de um agricultor e de uma professora.

Na Prefeitura de Fortaleza, a capital do Estado, Elmano foi secretário de Educação (2011 e 2012) e foi coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Em 2012, foi candidato a prefeito, tendo chegado ao segundo turno. Deputado estadual por dois mandatos consecutivos, cargo que exerce hoje, Elmano sempre priorizou em sua atuação na Assembleia Legislativa o desenvolvimento da educação e da saúde, além da defesa dos trabalhadores do estado.

O plano de governo “O Ceará 3 vezes mais forte – Estado humano, sustentável e inovador” apresentado por Elmano é composto por 9 eixos: diretrizes mestras; economia, infraestrutura, trabalho e renda; sustentabilidade socioeconômica e ambiental; educação, ciência e cultura; segurança pública; erradicação da pobreza; saúde, esporte e qualidade de vida; direitos humanos; gestão pública.

LEIA MAIS: Confira a íntegra do plano de governo de Elmano de Freitas

“Vamos fortalecer o SUS, o sistema de saúde, vamos chamar as pessoas do concurso da saúde. Está firmado o compromisso no nosso governo: 100% das escolas em tempo integral. Nós queremos os jovens nas escolas em tempo integral. Queremos preparar os jovens para o mercado de trabalho, para a nova economia que estamos construindo no Ceará. O estado vai abarcar a sua juventude, ter vez e oportunidade”, afirma Elmano.

Outra prioridade e preocupação do candidato petista ao governo estadual é com relação ao saneamento básico na Região Metropolitana da capital. “Vamos investir mais de R$ 6 bilhões para universalizar o saneamento básico na Região Metropolitana de Fortaleza e acabar com todo esgoto a céu aberto que ainda possa existir”, antecipou.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e as candidatas do PT no Nordeste

No Ceará, o PT tem 8 candidatos a deputado federal e 7 candidatas a deputada federal, disputando as 22 vagas do Estado na Câmara. Para deputado estadual, são 13 candidatos, e para deputada estadual, 10 candidatas, concorrendo às 46 cadeiras da Assembleia Legislativa.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos do Time do Lula no Estado do Ceará:

TIME DO LULA NO CEARÁ