Partido dos Trabalhadores

Em vídeo, parlamentares do PT cantam contra o machismo

“O lugar que é bom pra mim é onde eu quiser estar”, interpretam as mulheres petistas em videoclipe lançado nesta terça (14)

Secretaria Nacional de Mulheres

As parlamentares petistas participaram do lançamento nacional do projeto Elas por Elas, em Curitiba (PR), no mês de abril

“Não vão mais conseguir me anular, me calar.” Esse é o recado das senadoras e deputadas federais, entre outras mulheres petistas, que protagonizam o videoclipe da música Elas por Elas, lançado nesta terça-feira (14).

O mote da música é a luta pelo espaço político culturalmente negado às mulheres e ainda muito distante de atingir a equidade de gênero. O caminho longo a ser percorrido, no entanto, pode ficar menos árduo quando as mulheres se unem para fortalecer umas às outras nesse processo de organização. Como diz a letra, “são elas por elas ocupando os espaços de poder.”

A produção faz parte do projeto homônimo promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT em parceria com as secretarias estaduais que oferece suporte às candidatas petistas para a disputa das eleições. Por meio da iniciativa, que encerra a primeira etapa nesta terça, foram realizadas formações em política e planejamento de campanha, além de oficinas contábil e jurídica para as mulheres que colocaram seus nomes à disposição.

O vídeo também é um manifesto contra o machismo e contra a estrutura patriarcal da sociedade, que violenta e nega espaços à mulher pela sua condição de gênero. No Senado, por exemplo, elas ocupam 13 das 81 cadeiras. Já na Câmara Federal, dos 513 assentos, somente 53 são ocupados por mulheres.

O clipe da música Elas por Elas conta com a participação das senadoras Gleisi Hoffmann e Regina Sousa, das deputadas federais Ana Perugini, Benedita da Silva, Érika Kokay, Luizianne Lins e Maria do Rosário. A secretária nacional de Mulheres, Anne Karolyne, a filha do ex-presidente Lula, Lurian Silva, e a pré-candidata do PT ao governo do Rio de Janeiro, Marcia Tiburi, também reforçam, junto a outras mulheres, o time de petistas que participam do vídeo.

Por Geisa Marques, da Comunicação Elas por Elas