Conheça o projeto Elas por Elas

O Elas por Elas é um projeto desenvolvido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT com o intuito de impulsionar a participação de mulheres na política e construir uma plataforma feminista para o Brasil.

O protagonismo das mulheres em lutas políticas e sociais é histórico e está ainda mais evidente neste momento de avanço de pautas conservadoras e consecutivos retrocessos promovidos pelo governo ilegítimo de Michel Temer. Essa participação contundente, no entanto, não se reflete na ocupação de espaços de poder e decisão nas instâncias políticas.

O Brasil é um dos piores países do mundo em representatividade de mulheres na política, com uma porcentagem ínfima de 10,7% dessas representantes no parlamento, formado majoritariamente por homens, machistas e misóginos, como os que conduziram o golpe contra o governo legítimo da presidenta Dilma Rousseff. O índice está muito aquém da realidade brasileira, em que as mulheres são maioria na população e também no eleitorado.

O Elas por Elas quer transformar esse cenário em que sobressai a disparidade de gênero, com suporte para que esse despertar das mulheres seja canalizado para a luta por uma sociedade mais justa e democrática.  

O projeto será executado em três fases. A primeira consiste nos lançamentos estaduais da plataforma em todo o país. Na segunda etapa, as mulheres pré-candidatas passarão por formação política e em planejamento de campanha.

A comunicação é um dos eixos centrais do projeto. As pré-candidatas também terão acesso a treinamento de mídia, para aperfeiçoamento das habilidades de relacionamento com o eleitorado e com a imprensa.

A última fase está relacionada à execução do planejamento e mobilização para o fortalecimento das pré-candidaturas. As pré-candidatas terão à disposição assessoria contábil, jurídica e de comunicação durante todo o processo, além do suporte de uma coordenadora política do projeto em cada estado.

O espaço político nos foi historicamente negado pela sociedade patriarcal, mas ele também nos pertence. Nós queremos e vamos ocupá-lo!

Baixe aqui a Revista Elas Por Elas 2020