Faltam poucas horas para a realização do Fórum Nacional de Mulheres do PT, do Campo, das Florestas e das Águas, nesta terça-feira (15). Organizado pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT, em parceria com a Secretaria Nacional Agrária do PT, a atividade vai reunir em torno de 500 petistas, e faz parte da quarta edição do projeto de formação política “Elas por Elas – 2024”.
O ato terá início às 8h com o acolhimento das companheiras. Às 9h será feita a abertura oficial. Na sequência, às 10h, haverá o Lançamento do Fórum Nacional de Mulheres do PT, do Campo, das Florestas e das Águas.
Em seguida, haverá a reunião de secretárias estaduais do PT. No período da tarde, ocorrerão apresentações culturais. Às 15h, haverá o painel “A Nova Primavera para as mulheres do PT”, em parceria com a Secretaria Nacional de Formação Política do PT/SNFPT. Por fim, as mulheres do PT irão para a abertura oficial da Marcha das Margaridas no Palco Principal, que está prevista para às 17h.
Estão confirmadas as presenças de Carmem Foro, secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, representando a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; Gleisi Hoffmann, presidenta Nacional do PT; Gleide Andrade, secretária Nacional de Finanças e Planejamento do PT; Rose Rodrigues, diretora de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamentos do INCRA; Mazé Morais, secretária de Mulheres da CONTAG; Braulina Baniwa, Co-Fundadora da Anmiga; Regilane Fernandes, coordenadora-geral de Formação, Construção do Conhecimento e Fomento à Ater – Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; e Francisco Di Assis, do Setorial Nacional Agrário.
O Fórum objetiva estimular o debate sobre os direitos das mulheres no campo, à proteção dos biomas e de mulheres ribeirinhas e pescadoras, além de discutir as estratégias para ampliação de mais mulheres nos espaços de poder. Este será um momento de auto organização das mulheres petistas.
A secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura, destaca a importância do encontro para a construção da base das mulheres petistas: “Nós já estamos pensando e nos organizando para as eleições de 2024. É nossa meta aumentar significativamente as mulheres do PT para os cargos de prefeitas e vereadoras. Por isso, toda oportunidade que temos de nos reunir presencialmente, ouvir as demandas e as necessidades das companheiras que residem nos espaços do campo, das florestas e das águas”, pontua Moura.
“Além disso, estamos atuando para formar nossas bases do Elas por Elas 2024. Disse antes e repito: é urgente aproximar as companheiras dos debates políticos para que possamos ter mais mulheres eleitas nessas regiões. É fundamental a gente eleger mulheres compromissadas com a manutenção da natureza e dos nossos biomas, e tenho certeza que as companheiras do nosso partido são as mais qualificadas para essa disputa nesses territórios.”
Da Redação do Elas por Elas