Anne Moura assume a coordenação do Fórum Nacional de Mulheres de Partidos Políticos

Espaço pluripartidário reúne mulheres de partidos com diferentes ideologias, O Fórum é o centro da construção de políticas para as mulheres no Congresso Nacional

Vitória Freire /Elas por Elas

Fórum Nacional de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos tem 17 anos de atuação e defende ampliação da presença feminina na política

Este espaço pluripartidário, que reúne partidos com diferentes ideologias, é o epicentro da construção de políticas para as mulheres através de suas parlamentares no Congresso Nacional.

Anne é uma mulher indígena do povo Mura, do Amazonas, e da região norte do país. Traz consigo a experiência política por seu trabalho como secretária nacional de mulheres do PT, sendo a mais jovem mulher eleita ao cargo, aos 30 anos. Em 2021, foi reeleita com os votos de 80% das representantes femininas do partido de todo o país. Estando à frente da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, criou o pioneiro Projeto Elas por Elas, que vem impactando positivamente a capacitação e formação de mulheres candidatas, tornando-se referência em toda a América Latina.

Também foi a mais jovem a ocupar o cargo de secretária nacional de Desenvolvimento Econômico do PT, compondo a Executiva Nacional.

Mãe de Simón Luiz, em 2022, disputou a corrida eleitoral, sendo candidata a vice-governadora do estado do Amazonas, e a primeira mulher gestante a pleitear o cargo.

Anne destaca a relevância desse espaço plural e partidário, onde mulheres de diferentes ideais políticos se unem em prol de objetivos comuns: a conquista de espaços e a construção de políticas para fortalecer a participação feminina na política.

“Agradeço às companheiras que confiaram em mim para assumir esta coordenação. O Fórum é um espaço, que desde a minha chegada, vem sendo de grande aprendizado para mim; e tenho compromisso de manter nosso lema: discutir aquilo que nos une enquanto mulheres e avançar na participação política, combatendo a violência política de gênero.” afirmou Anne.

Da Redação do Elas por Elas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast