Partido promove Fórum de Mulheres Petistas do Campo, das Florestas e das Águas

Atividade coordenada pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT vai ocorrer dentro da programação da 7ª Marcha das Margaridas

Comunicação SNMPT

A expectativa de reunir mais de 500 petistas dos 26 estados e DF no dia 15 durante o Fórum de Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas

Para as brasileiras, com o governo do presidente Lula, os novos tempos estão propícios para o estímulo à organização política. Passados os tenebrosos anos da gestão genocida e misógina de Bolsonaro, é chegada a hora de as mulheres ocuparem as ruas e os espaços políticos. 

Pensando nisso, as companheiras da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, em parceira com a Secretaria Nacional Agrária do PT, seguem nos preparativos para a quarta edição do projeto de formação política “Elas por Elas – 2024”. E como parte do planejamento está a realização do Fórum de Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas.

A atividade, que vai ocorrer no dia 15 de agosto, tem como objetivo debater sobre os direitos das mulheres no campo, na proteção dos biomas e de mulheres ribeirinhas e pescadoras, além de discutir as estratégias para ampliação de mais mulheres nos espaços de poder. Este será um momento de auto organização das mulheres petistas. O evento acontecerá durante a programação da Marcha das Margaridas  que, esse ano, em sua sétima edição, vem sob o lema “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”. 

Como estratégia para alcançar o maior número possível de mulheres, a SNMPT adotou a segmentação dos públicos. Por isso, os fóruns temáticos do projeto Elas por Elas, que têm o papel de construir, junto às lideranças dos segmentos (negras, LBT’s, campo, florestas e águas e jovens), estratégias para estruturação para as candidaturas ligadas às temáticas abordadas por cada fórum. O objetivo é eleger e capacitar o maior número de mulheres para as eleições municipais de 2024

Segundo a secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura, é fundamental conhecer a realidade de cada mulher que se organiza dentro do Partido dos Trabalhadores e vislumbrar o pleito eleitoral. Por isso a importância do  Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas: “É equivocado pensar que estratégias genéricas podem ser utilizadas com êxito pela diversidade existente entre as mulheres. Os fóruns temáticos têm o desafio de ouvir e elaborar técnicas que resultem em campanhas direcionadas. Temos a expectativa de reunir mais de 500 petistas dos 26 estados e DF para esta atividade.”

Moura ainda explica como será a participação do Fórum dentro da programação da Marcha das Margaridas: “A nossa atividade iniciará no dia 15, véspera da Marcha, pela manhã. Ela vai acontecer na tenda das mulheres do PT, que estará na entrada do Pavilhão de exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Lá, vamos junto às companheiras que virão de todo o país, realizar debates sobre a realidade dessas mulheres nos espaços do campo, das florestas e das águas. É mais que urgente aproximá-las dos debates políticos para que possamos ter mais mulheres eleitas nessas regiões.”

Da Redação do Elas por Elas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast