Pesquisa realizada pelo Ibope em Fortaleza entre os dias 12 e 14 deste mês aponta que o ex-presidente Lula e o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), são as duas lideranças que mais aumentam as chances de os eleitores votarem em uma candidatura à prefeitura da capital cearense.
Pelo levantamento, 33% dos eleitores responderam que aumentaria muito a chance de votarem em um candidato apoiado pelo ex-presidente Lula. É o maior índice de influência nos votos constatado pelo Ibope.
Já 20% dos eleitores ouvidos pelo Ibope afirmaram que aumentaria muito esta chance se o candidato fosse apoiado pelo governador Camilo Santana.
A pesquisa apurou também o poder de influência do presidente Jair Bolsonaro, que ficou com 14%, empatando com o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, também indicado por 14% dos entrevistados. O atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, teve o índice de influência apurado em 18%.
A pesquisa ouviu 602 eleitores e foi encomendada pela TV Verdes Mares e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-05307/2020.
Em Fortaleza, o PT disputa a prefeitura com a deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins, que já governou a capital por dois mandatos entre 2005 e 2013, tendo como vice na chapa o também petista Vladyson Viana.
Da Redação