O Diretório Municipal do PT São Paulo manifesta repúdio à atitude truculenta da PM, sob o comando do governo Doria, em manifestações populares.
Nesta última quinta (16), o Movimento Passe Livre realizou a terceira manifestação contra o aumento da passagem em São Paulo. Imagens mostram a intervenção exagerada da PM com os participantes do ato.
Mulheres e homens foram impedidos de circular, policiais deram mata-leões em mulheres e as arrastaram pela Praça da República.
Não podemos nos calar diante da atuação excessiva nos protestos. Manifestantes têm sido detidos em massa, levado-os à Justiça. Profissionais da imprensa também têm reclamado e registrado a atuação exagerada da PM, há casos de jornalistas que foram agredidos sem justificativas pela polícia.
O PT reconhece a necessidade de intervenção da Polícia para conter de conflitos, mas repudia excessos e atitudes truculentas que ao invés de impedir, provoca confrontos. O Partido se solidariza com os movimentos populares que têm sofrido com abusos do governo tucano de João Dória e apoia o direito democrático de manifestação.
São Paulo, 17 de janeiro de 2019
Laércio Ribeiro
Diretório Municipal do PT São Paulo