Investigações sobre mortes em baile funk começam em meio a elogios de Doria à PM

Segundo a Secretaria de Saúde, outras 12 pessoas seguem hospitalizadas em Paraisópolis, na capital paulista

Mídia Ninja

Moradores de Paraisópolis se manifestam contra ação da PM

Na madrugada deste domingo (1º), 10 pessoas morreram pisoteadas após a Polícia Militar de São Paulo encurralar uma multidão em uma viela de Paraisópolis, favela da zona sul da cidade. A investigação sobre o caso foi aberta pela PM, com um inquérito militar registrado no 89º Distrito Policial, Jardim Taboão, região sudoeste paulistana.

O ouvidor das polícias do estado de São Paulo, Benedito Mariano, no entanto, afirmou que vai solicitar que a Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo se responsabilize pela investigação interna da ação dos agentes de segurança. “Já telefonei ao corregedor da PM, o coronel Marcelino Fernandes, para que seja a Corregedoria responsável pela investigação e não o batalhão onde atuam os policiais militares envolvidos neste caso gravíssimo”, afirmou Mariano ao portal UOL.

Quando há morte em ação da Polícia Militar, tanto a Polícia Civil quanto a Corregedoria da PM são obrigadas a instaurar inquérito. Por isso, até o momento há duas investigações paralelas: uma que está entre a Corregedoria e a PM e outra na Polícia Civil.

O governador João Doria (PSDB) também se manifestou sobre o ocorrido. Em sua conta no Twitter, lamentou “profundamente” as perdas. “Determinei ao Secretário de Segurança Pública, General Campos, apuração rigorosa dos fatos para esclarecer quais foram as circunstâncias e responsabilidades deste triste episódio.” Duas horas depois, ele elogiou a política de segurança do estado: “hoje, São Paulo tem uma polícia preparada, equipada e bem informada”.

Em coletiva de imprensa, o delegado Emiliano da Silva Neto, do 89º DP, defendeu que “tudo o que ocorreu foi uma fatalidade por causa do problema do Pancadão”. Em uma rede social, coordenador do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Condepe-SP), Ariel De Castro Alves, criticou a fala do delegado: “a investigação será tão rigorosa que o delegado do caso já até se antecipou, concluindo que foi fatalidade e não houve excesso dos policiais. (…) Podemos ver que as apurações começaram de forma isenta e imparcial”.

Os deputados estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em São Paulo solicitarão na Assembleia Legislativa de São Paulo explicações ao governador. “Há meses a Polícia Militar têm atacado os bailes funk, com apreensão de motos, carros e detenção de jovens, numa clara atuação preconceituosa e de marginalização da juventude negra periférica. Há cerca de um mês uma jovem perdeu a visão de um olho, alvejado com bala de borracha numa ação policial de opressão à baile funk”, afirmaram os petistas em nota. A deputada federal Sâmia Bomfim afirmou em suas redes sociais que seu mandato vai acionar o Ministério Público e cobrar explicações à PM.

Relembre o caso

 

Na madrugada do último domingo, uma perseguição policial terminou em um dos maiores bailes funk da cidade, o Baile da 17, em Paraisópolis, que recebe em média cinco mil pessoas. De acordo com relatos de moradores, os agentes invadiram o local atirando, o que deixou pelo menos 20 pessoas feridas e 12 hospitalizadas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Durante a ação, um grupo grande de pessoas foi espancado e encurralado em uma viela, deixando 10 pessoas mortas por pisoteamento, como vídeos divulgado pela Ponte Jornalismo. A PM nega.

Em uma coletiva na tarde de domingo (1), o porta-voz da PM, tenente-coronel Emerson Masseira, disse que as imagens divulgadas nas redes sociais sobre a ação dos policiais “sugerem excessos”. “Todas as imagens estão incluídas no inquérito policial militar para ser analisadas. (…) O rigor da apuração vai responsabilizar quem eventualmente cometeu algum excesso, algum abuso”, acrescentou.

Por Brasil de Fato

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast