O movimento “Volta, Valdeci Oliveira (PT)” em Santa Maria (RS) transpareceu em votos. O candidato petista obteve o maior número de votos do primeiro turno (29,68%) e está na disputa do segundo turno.
Segundo o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), natural de Santa Maria, a população da cidade se ressente da falta de participação popular e da priorização de investimentos nos bairros e vilas, marca das gestão de Valdeci e abandonada pelos seus sucessores. É nesse contexto que o “Volta Valdeci” se fortalece.
Valdeci foi prefeito por duas gestões, de 2001 a 2008. Foi sucedido por um candidato do PMDB e pelo atual prefeito, José Farret, que deixou o PP. Pimenta reforça que o orçamento participativo foi a principal marca da gestão do petista. “A candidatura do Valdeci dialoga com essa expectativa de um governo democrático, de um governo que tenha prioridades com os que mais precisam, voltado para o social, uma candidatura que carrega consigo esses compromissos fortes”, afirma ele.
Na gestão de Valdeci, pela primeira vez os bairros e vilas entenderam que poderiam ter um governo com um olhar para aqueles que mais precisam. “A nossa votação é majoritariamente na periferia”, diz o deputado.
Pimenta lembra que a gestão de Valdeci foi uma época de realizações, impulsionadas pelos investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A saúde será prioritária na nova gestão. “A área da saúde vai ser a prioridade na ação dessa nova administração, e que hoje é uma das áreas mais deficientes do atual governo”, afirma o deputado. Dentre as propostas de Valdeci, está a contratação de mais equipes da Estratégia de Saúde da Família, e a criação de uma Fundação Municipal de Saúde para a contratação de mais profissionais. Outra proposta é a implementação do terceiro turno em ao menos um posto de saúde por região.
Veja aqui programa eleitoral em que Valdeci apresenta suas propostas para saúde:
Da Redação da Agência PT de Notícias