Dez municípios do Rio Grande do Sul receberão a caravana do projeto petista Elas por Elas. A plataforma, desenvolvida pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT em parceria com as secretarias estaduais, tem o objetivo de fortalecer e ampliar a participação de mulheres na política.
O projeto já percorreu as cidades de Nova Hartz, Lajeado, São Lourenço do Sul e Pelotas. O último encontro foi realizado no sábado (30) e contou com a presença da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), que tem acompanhado de perto o desenvolvimento da iniciativa no estado.
“Nós, mulheres de esquerda, abrimos caminho para uma representação maior de mulheres, e agora nós queremos disputar espaços”, disse a deputada.
A mobilização para os encontros, de acordo com Teresinha Nascimento, uma das representantes do projeto no estado, tem acontecido em parceria com os diretórios municipais do partido e setoriais de mulheres. Na avaliação dela, o retorno tem sido positivo, inclusive com demanda de novos encontros pelas mulheres nas cidades.
“Nesses espaços, elas falam e são ouvidas, e isso tem sido muito destacado. É uma forma de reunir as mulheres e discutir a importância de candidaturas feministas, que possam defender as nossas pautas”, destaca.
Para que o projeto tenha continuidade nos municípios, Teresinha Nascimento conta que foram definidas tarefas para as mulheres, de modo que elas possam dar andamentos às discussões.
“A gente sempre faz os encontros com algumas tarefas. A ideia é que elas continuem se organizando em suas cidades, promovendo atividades nesses espaços e se preparando para as próximas eleições”, completa.
As próximas cidades do Rio Grande do Sul a receberem o projeto são: Cambará, Passo Fundo, Tramandaí, Caxias, Alegrete e Porto Alegre. Para o último encontro, na capital, a ideia é apresentar uma cartilha com temas a serem debatidos pelas pré-candidatas e orientações para as pré-campanhas.
Por Geisa Marques, da Comunicação Elas por Elas