Mulheres do Ceará se organizam para ampliar bancada legislativa

Apresentação das pré-candidatas aconteceu durante lançamento do projeto Elas por Elas no estado, buscando ampliar participação feminina na política

Secretaria de Mulheres PT-CE

Atualmente, o PT do Ceará tem duas mulheres nas bancadas legislativas federal e estadual

A cidade de Fortaleza, no Ceará, recebeu nesta segunda-feira (18) o lançamento do projeto Elas por Elas, promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres para fortalecer a participação feminina na política. Na ocasião, as pré-candidatas a deputadas estaduais e federais do PT do Ceará foram apresentadas. O evento ocorreu na sede do partido na capital.

A secretária de mulheres do PT do Ceará, Fátima Bandeira, defendeu que a representação feminina em instâncias de poder e decisão precisa aumentar. Atualmente, o estado conta com duas representantes nas bancadas legislativas, a deputada federal Luizianne Lins e a deputada estadual Rachel Marques,ambas pré-candidatas à Câmara Federal.

“Nosso objetivo é ampliar a participação das mulheres nas bancadas, tanto a nível estadual como federal. O PT-CE deverá ter 10 candidatas à Assembleia Legislativa e 4 candidatas à Câmara Federal”, disse Fátima Bandeira.

A organização das mulheres também foi apontada pela secretária nacional, Anne Karolyne, como essencial para a denúncia do golpe contra o governo legítimo da presidenta eleita, Dilma Rousseff, e da prisão política do ex-presidente Lula, mantido desde o dia 7 de abril em Curitiba.

“A melhor forma que a gente tem de defender o presidente Lula e denunciar o golpe é organizando as mulheres, para que elas tenham condições de expor suas vozes em todos os lugares”, reforçou Anne.

Além das secretárias Fátima Bandeira e Anne Karolyne, o ato de lançamento das pré-candidaturas e do Elas por Elas contou com a presença de aproximadamente 100 mulheres. O presidente Estadual do PT do Ceará, deputado estadual Moisés Braz, também participou do evento.

Por Geisa Marques, da Comunicação Elas por Elas, com informações de Polianna Uchoa,