O Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio Janeiro organizou uma campanha de doações para a população atingida pelas fortes chuvas e deslizamentos em Petrópolis. As arrecadações são realizadas também em parceria com as Secretaria de Movimentos Populares, de Meio Ambiente e Desenvolvimento e Direitos Animais do PT.
Em entrevista ao Jornal da Rádio PT nesta segunda-feira, 21, Tatiane Lanzetti, da Secretaria de Mulheres do PT Petrópolis, disse que há muitos pedidos de leite infantil, mamadeiras, fraldas e chupetas. Além disso, segundo ela, podem ser doadas roupas para adultos, jovens e crianças, além de roupas íntimas, sapatos, produtos de limpeza e higiene pessoal, absorventes, ração para animais, brinquedos, água e lanches para as crianças.
“Estamos com uma população partida em pedaços. Os sentimentos dos vivos é de como se tivessem mortos. É um luto diário”, disse Tatiane, destacando a dimensão da tragédia que atingiu a cidade.
A maior tragédia da história de Petrópolis
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, o número de mortos subiu para 176, desde o temporal do dia 15. Ainda trabalham na busca de 126 pessoas desaparecidas. A tragédia é a maior da história de Petrópolis, superando as chuvas de 1998, em que 134 pessoas morreram após deslizamentos e enchentes. Em 2011, a região também foi atingida por fortes temporais, que causaram 73 óbitos.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente do PT/RJ também manifestou sua disposição de lutar pela reconstrução da cidade. “Seguiremos firmes na luta pela reconstrução da cidade, pelo atendimento emergencial aos moradores e moradoras de Petrópolis, contra os negacionistas das mudanças climáticas e por justiça ambiental, para que mais tragédias como estas não voltem a acontecer”, destacou em nota.
Onde entregar as doações
– Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras RJ: Rua Sete de Setembro. 164 – Centro/RJ entre 10h e 17h de segunda até sexta.
Da Redação