Nota da SMAD sobre o desastre ambiental em Petrópolis, Rio de Janeiro

Urge a construção de um novo projeto de nação, sustentável, inclusivo e diverso, e precisaremos ter um planejamento de longo prazo para recuperar nosso equilíbrio ambiental

Site do PT

Nota Pública da SMAD em apoio aos servidores especialistas em Meio Ambiente

A Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT se solidariza com a população de Petrópolis, no Rio de Janeiro, que vive um grande desastre ambiental, com até agora 110 pessoas encontradas mortas. Estamos enlutados e inteiramente estarrecidos com o que está acontecendo naquela região.

O PT no Rio de Janeiro está mobilizado numa campanha de arrecadação de donativos e apoio aos atingidos, se incorporando a um grande movimento cívico e solidário da sociedade, característico do povo brasileiro.

Esses eventos climáticos extremos que se abatem agora sobre a região serrana do Rio são uma das consequências do aquecimento global resultante da elevação dos níveis de Carbono na atmosfera. Chuvas e desastres se tornam frequentes, como os que já aconteceram nos últimos meses na Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão e Tocantins.

Urge a construção de um novo projeto de nação, sustentável, inclusivo e diverso, e precisaremos ter um planejamento de longo prazo para recuperar nosso equilíbrio ambiental com medidas urgentes e profundas, através de uma transição socioecológica, que deve prever a construção de cidades resilientes.

Penildon Silva Filho
Secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento

PT Cast