Integrantes da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado vão visitar Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba (PR), nesta terça-feira (17), às 14h, para verificar como o ex-presidente está sendo tratado.
“A Comissão de Direitos Humanos já comunicou à juíza da Vara de Execuções Penais, que deu o de acordo”, afirmou o líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), nesta segunda-feira (16).
O senador petista dará mais detalhes sobre o tema à imprensa nesta segunda, às 16h45, ao lado da tenda da comunicação do acampamento Lula Livre, em Curitiba.
A autorização para a vista concedida pela juíza federal Carolina Moura Lebbos. A diligência é uma resposta à decisão de Lebbos, na semana passada, de impedir nove governadores de estado de visitarem o ex-presidente.
“Como é que uma juíza não autoriza nove governadores [a visitarem Lula]? É um direito que está estabelecido em lei. Podem visitar o presidente advogados, familiares e amigos. A nossa preocupação é com o isolamento”, explicou Lindbergh.
Na semana passada, um requerimento aprovado na CDH autorizou a formação de uma diligência para verificar as condições do ex-presidente na Superintendência. A presidenta do colegiado, senadora Regina Sousa (PT-PI), enviou ofício à juíza Carolina Moura solicitando autorização para visitar o ex-presidente.
Entre as(os) senadoras(es) que confirmaram a ida a Curitiba, estão: Ângela Portela (PDT-RR), Fátima Bezerra (PT-RN), Gleisi Hoffmann, Humberto Costa (PT-PE), João Capiberibe (PSB-AP), José Pimentel (PT-CE), Lídice da Mata (PSB-BA), Lindbergh Farias, Paulo Paim (PT-RS), Paulo Rocha (PT-PA), Regina Sousa, Telmário Mota (PTB-RR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Eles serão recepcionados na cidade por Roberto Requião (PMDB-PR).