Senadores da Comissão de Direitos Humanos visitam Lula amanhã

Lindbergh anunciou inspeção às 14h de terça-feira. Líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta, informou que bancada também vai solicitar visita

Foto: Joka Madruga/Agência PT

Lindbergh e Paulo Pimenta visitam acampamento Lula Livre

Uma comitiva da Comissão de Direitos Humanos do Senado vai visitar o ex-presidente Lula nesta terça-feira (17), às 14 horas. “Comunicamos à juíza da 12a Vara Federal que a gente vem. É uma decisão  do Senado. Não acredito que a juíza vá impedir”, anunciou o líder do PT no Senado, senador Lindbergh Farias, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira no Acampamento Lula Livre.

Lindbergh vai passar esta terça-feira no acampamento junto com o líder do PT na Câmara, deputado federal Paulo Pimenta, e a militância que luta pela liberdade de Lula, primeiro preso político desde a redemocratização. “Nossa preocupação é com o isolamento do presidente Lula”, afirmou o senador.

Pimenta com Dona Isabel, responsável pela comida do acampamento

Todos os presos podem receber visitas, desde que marcadas antecipadamente, apontou Lindbergh. “Um juiz não pode restringir direitos previstos em lei”, disse. Ele considera  que seria uma afronta ao Senado se uma juíza de primeira instância barrasse o livre acesso de senadores à sede da Polícia Federal em Curitiba. “Seria uma extrapolação de competência e prerrogativas”, avalia.

Lindbergh está preocupado com a falta de informação sobre o que está acontecendo com o presidente Lula. “Vamos fazer a inspeção aprovada na Comissão de Direitos Humanos. Quem define o horário são os senadores”, afirmou.

Paulo Pimenta, que também participou da coletiva à imprensa, informou que foi aprovada na Câmara dos Deputados uma comissão para apurar as condições em que o presidente Lula está preso. “Vamos comunicar o Judiciário e fazer uma visita ao presidente Lula. Na ditadura militar, Lula visitava presos políticos, mas agora não podemos visita-lo”, disse Pimenta, referindo-se à comitiva de nove governadores de cinco partidos que foi impedida de ver Lula na semana passada.

Lindbergh conversa com acampados em Curitiba

“Impedir a entrada de parlamentares para visitarem Lula seria a demonstração de que a Lava Jato age fora da legalidade”, diz Pimenta.

Luis Lomba, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast