A crise do coronavírus tem exigido agilidade das administrações públicas. Entretanto, diante da incapacidade de Jair Bolsonaro (sem partido), os governadores e prefeitos estão tomando a frente do combate à pandemia. Exemplo disso, foi a formação do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que vai auxiliar os gestores da região na tomada de decisões sobre as ações de enfrentamento ao Covid-19.
O governador do Piauí, Wellington Dias, destacou a união dos governadores estaduais e ressaltou a falta de comando do governo federal, em entrevista a TV PT, nesta quinta-feira (3). “Nós os governadores estamos trabalhando juntos, independentemente do partido. Porque agora é o momento de deixar diferentes partidárias de lado. Nós temos uma situação em que o presidente e o vice puxam cada um para uma posição. O ministro da Saúde e o presidente têm posições diferentes. Ou seja, estamos no meio de uma guerra e sem comando”, apontou o governador que apontou os esforços no Nordeste.
“Só aqui na região, precisamos de mais ou menos 5 milhões de testes para ter uma amostragem essencial da contaminação nos setores de risco. Para ajudar, criamos agora um aplicativo aqui para a pessoa preencher os dados de quais sintomas estão sentindo. Aí temos médicos online, como um call center, para avisar para as pessoas”, explica Dias.
O Líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, também participou do debate na TV PT e criticou a falta de ação do governo Bolsonaro. “Os estado precisam receber um aporte de recursos maior para que possam enfrentar o coronavírus. Já deviam ter liberado os recursos. Esse dogmatismo de um política neoliberal de estado mínimo do Guedes que trava, que amarra os recursos, quando deveria ser liberado com antecedência para salvarmos vidas”.
“Estamos diante de uma pandemia e o pior de tudo é que nesse momento a gente precisa de um líder. No Piauí está um líder que sabe na ponta da língua as necessidades do estado, a demanda de equipamentos e está se mobilizando para garantir a sobrevivência. Falta no Brasil, infelizmente, um presidente que consiga dar essa liderança. Não estamos falando só dos governadores do PT, estamos falando de todos os governadores integrados e com disposição para liderar, acreditando na ciência”, apontou o senador.
Da Redação da Agência PT de Notícias