A edição 118 da publicação da Fundação Perseu Abramo, em sua reportagem de capa, traz todos os detalhes dos resultados da CPMI dos Ataques à Democracia, cujo relatório final aprova o indiciamento de Bolsonaro pela insurreição em 8 de janeiro.
Bolsonaro é suspeito de ter cometido quatro crimes: golpe de Estado, abolição violenta do Estado de Direito, associação criminosa e violência política. Trinta militares também são apontados de participação no esquema, incluindo oito generais e os ex-ministros da Justiça e da Defesa.
Entre os acusados de envolvimento direto com a tentativa de golpe de Estado em janeiro de 2023, estão generais e outros oficiais de alta patente do Exército e da Marinha, além de generais aposentados que ocuparam cargos de ministros de Estado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Acesse o conteúdo completo da nova edição aqui
Na Carta ao Leitor, o diretor de Comunicação da Fundação Perseu Abramo, Alberto Cantalice, repercute e analisa a largada de vitória de Sergio Massa sobre o ultradireitista Milei nas eleições argentinas.
“A surpreendente ultrapassagem do candidato peronista Sérgio Massa, no primeiro turno das eleições argentinas, é um grande alento para as forças progressistas no continente. Javier Milei — a mistura mal ajambrada de Jair Bolsonaro e Donald Trump — amargou uma derrota catastrófica nos principais redutos populares do país”, escreve Cantalice.
Nas páginas de Cultura, matéria de Guto Alves traz a descoberta de um filme brasileiro desaparecido há quase um século do diretor Silvino Santos. O filme era considerado o “Santo Graal” do cinema mudo brasileiro e mostra como era a vida na Amazônia de 1918, com imagens inéditas de povos originários e da exploração extrativista da floresta.
Da Redação, com FPA Comunica