Focus Brasil #116: Casa própria. E sem dívida

Nova edição da Focus Brasil traz em reportagem de capa a medida do governo que isenta beneficiários do Bolsa Família e do BPC do pagamento de parcelas do Minha Casa, Minha Vida. Confira

A nova edição da revista Focus, de número 116, já está disponível para leitura

“Uma medida adotada nos últimos dias pelo governo Lula, e praticamente escondida da mídia corporativa — talvez por não considerarem o impacto social ou exatamente por isso — precisa ser espalhada”, anuncia reportagem de capa da nova edição da Focus Brasil, de número 116. O texto faz referência à decisão, pelo governo federal, de isentar os beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do pagamento de parcelas do Minha Casa, Minha Vida.

“A proposta tem o objetivo de diminuir o déficit habitacional. A estimativa do governo é que mais de 50% das famílias sejam beneficiadas”, informa a revista da Fundação Perseu Abramo (FPA). “A isenção do pagamento das prestações está prevista na portaria que define limites de renda e participação financeira de beneficiários nas quitações dos contratos do MCMV”.

Na seção Carta ao Leitor, o diretor da FPA, Alberto Cantalice, trata da segurança pública a partir do assassinato de três médicos, no Rio de Janeiro, na semana passada. “A disputa sangrenta por controle de territórios, a exploração do butim criminoso e os acertos de contas respondem por dezenas de milhares de homicídios anualmente”, constata Cantalice, referindo-se ao poder crescente de organizações criminosas pelas grandes cidades do país.

“A escalada de violência no país exige, como disse recentemente o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, uma nova concertação federativa”, alerta o diretor. “A União, os 26 estados e o Distrito Federal precisam atuar integrados. Nenhum ente da federação sozinho terá força para conter o crescimento da criminalidade”, observa.

Em artigo, o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR), reforça a importância da retomada do projeto do Complexo Industrial da Saúde, anunciado recentemente pelo governo Lula, entre outras medidas, como o Novo PAC. “É um setor estratégico, que representa 10% do PIB, garante a geração de 20 milhões de empregos diretos e indiretos e responde por 1/3 das pesquisas científicas no país”, destaca o deputado.

“A posição estratégica do Brasil como um grande mercado interno mostra a capacidade de crescimento e ampliação desse setor na economia brasileira, cuja alcance poderá se expandir para os mercados sul-americano e africano, mediante parcerias”, aposta Dirceu.

Os 70 anos da Petrobras também foram tema de reportagem da revista. A exploração na Bacia Potiguar, na Margem equatorial situada no litoral do Rio Grande do Norte, ganhou destaque especial na publicação, assim como o discurso do presidente Lula na sessão solene promovida pelo Congresso Nacional para marcar o aniversário da companhia.

“A megaoportunidade que o país tem, de ser o maior produtor de energia renovável, vai depender da Petrobrás. Mesmo quando acabar o petróleo, a Petrobrás ainda será a grande empresa de energia do país”, afirmou Lula, em vídeo gravado para a ocasião.

Na editoria de cultura, os 40 anos do primeiro álbum do gaúcho Nei Lisboa, “Para viajar no cosmos não precisa gasolina”, é lembrado em resenha assinada por Paulo Chagas. O jornalista revela que a empreitada de Lisboa em 1983 resultou no primeiro disco financiado com o apoio do público, décadas antes do crowdfunding invadir a internet.

“As faixas, uma mistura de deboche afrontoso ao poder instalado à época que ainda estava minguando até desembocar logo depois na Nova República, mas também uma ode à malandragem, usavam metáforas para falar sobre drogas, dor de cotovelo, discussão de relacionamento, postura e consciência política”, escreve Chagas.

Leia a edição completa da Focus aqui.