Lula, Gleisi e PT se manifestam sobre execução de médicos no Rio de Janeiro

Entre as vítimas, está Diego Ralf Bomfim, irmão da deputada federal Sâmia Bonfim (PSol-RJ). “Recebi com grande tristeza e indignação a notícia”, afirmou Lula

Reprodução

As vítimas Diego Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida: Polícia Federal investiga o crime

Um atentado a tiros matou, na madrugada desta quinta-feira (5), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, os médicos ortopedistas Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida. Um colega deles também foi ferido e levado com vida ao hospital.

No momento do crime, os quatro estavam em um quiosque na orla, em frente ao hotel onde haviam se hospedado para participar de um congresso médico. Segundo relatos colhidos pela imprensa, um grupo de criminosos chegou atirando, sem dizer nada antes dos disparos. Nada foi roubado. Por isso a Polícia Civil do Rio de Janeiro trabalha com a hipótese de execução.

Uma das vítimas, Diego Ralf Bomfim, é irmão da deputada federal Sâmia Bonfim (PSol-RJ) e cunhado do deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ), marido de Sâmia. Devido à possibilidade de a chacina ter relação com a atuação dos dois parlamentares, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal acompanhe as investigações.

Pelas redes sociais, Dino informou ainda que conversou com o governador Cláudio Castro (PL) e que tanto a Polícia Civil quanto a Federal já iniciaram as investigações. O secretário Executivo do MJ, Ricardo Cappelli, foi destacado para ir ao Rio e se reunir com a direção da PF e com o governo do estado.

Solidariedade

O presidente Lula; a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann; e várias lideranças do Partido dos Trabalhadores expressaram indignação com o crime e prestaram solidariedade a Sâmia, Glauber, familiares e amigos das vítimas.

“Recebi com grande tristeza e indignação a notícia da execução de Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida. (…) Minha solidariedade aos familiares dos médicos e à deputada Sâmia Bomfim e ao deputado Glauber Braga”, escreveu Lula no X.

Já Gleisi Hoffmann expressou apoio e solidariedade “aos companheiros Sâmia Bomfim e Glauber Braga”.Grande tristeza. Força e fé aos familiares e amigos nesse momento de dor”, escreveu a presidenta do PT, lembrando que a Polícia Federal está investigando o caso após determinação de Dino.

A Comissão Executiva do PT publicou nota sobre a execução, na qual diz ter recebido a notícia com indignação, presta solidariedade a parentes e amigos das vítimas e ressalta a importância de as investigações serem acompanhadas pela Polícia Federal. As bancadas do PT na Câmara e no Senado também se manifestaram e se solidarizaram com os colegas parlamentares Sâmia Bomfim e Glauber Braga.