Focus Brasil #117: A tragédia em Gaza

Nova edição traz a guerra no Oriente Médio e os esforços do governo Lula por um processo de paz entre Israel e palestinos. “Presidente pede ajuda humanitária para proteger cidadãos israelenses e palestinos”, destaca a revista

Leia a nova edição da Focus Brasil, da Fundação Perseu Abramo (FPA)

A nova edição da Focus Brasil, de número 117, traz nesta semana uma ampla cobertura sobre o conflito que eclodiu no Oriente Médio na semana passada. A revista editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA) recupera o histórico de mais de 75 anos de desavanças entre judeus e palestinos e que desencadearam os ataques em Israel e a reação desproporcional do governo de ultra-direita de Benjamin Netanyahu sobre Gaza.

“Como a política anti-Palestina de Netanyahu levou o Hamas a partir para o tudo ou nada e promover o maior ataque a Israel nos últimos 50 anos”, explica a revista, em reportagem de capa. A reação do governo brasileiro, com a liderança do presidente Lula por um esforço internacional pela paz, também foi tema de matéria da publicação.

“Lula pediu à comunidade internacional que faça uma intervenção humanitária urgente para proteger as crianças israelenses e palestinas da “insanidade da guerra”, relata a Focus.

O conflito também é objeto da análise do diretor da FPA, Alberto Cantalice, na seção Carta ao Leitor. “É obvio que, ao se condenar os ataques do Hamas, não se pode esquecer o verdadeiro apartheid em que vive a população palestina na Faixa de Gaza e em outros territórios ocupados pelos israelenses”, observa Cantalice.

“A presença do Brasil na Presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas abre ao país ao presidente Lula a oportunidade de mediar um cessar-fogo imediato”, defende. “Também precisa patrocinar uma concertação internacional para a construção plena da Palestina, fazendo cumprir as resoluções que garantem a existência dos dois povos vizinhos”.

A revisão, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), das projeções de crescimento do PIB brasileiro em 2023, também é destaque na publicação. O Fundo, que antes previa um avanço de 2,1% do PIB, elevou o cálculo para 3,1%, acima da média mundial, de 3%. “Enquanto isso, IPCA está em 0,26% em setembro, abaixo do esperado”, informa a revista.

Acesse o conteúdo completo da nova edição aqui.