As pré-candidatas do Partido dos Trabalhadores participam durante o mês de julho das atividades de formação do projeto Elas por Elas em todo o país. O objetivo das capacitações é preparar as mulheres para que estejam ainda mais fortalecidas no decorrer de suas pré-campanhas.
As atividades são promovidas pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT em parceria com as secretarias estaduais. Ao longo do mês de julho, participantes de catorze estados tiveram acesso aos cursos. Entre os dias 17 e 23, foram realizadas atividades em Rondônia, Maranhão, Ceará, Minas Gerais, Pará, Piauí, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em Rondônia, as pré-candidatas participaram de discussões sobre o impacto do golpe na vida das mulheres, políticas públicas, planejamento de campanha, legislação eleitoral, comunicação, entre outros temas.
O momento, segundo a secretária de Mulheres do PT no estado, Maria Aparecida Andrade, foi ímpar e de fundamental importância para as participantes, que saíram ainda mais fortalecidas do encontro.
“A formação foi muito esperada pelas pré-candidatas, e a expectativa foi atendida. Fizemos importantes reflexões acerca da conjuntura atual, de retirada de direitos, e principalmente sobre a necessidade de defender o legado dos nossos governos e a libertação do ex-presidente Lula”, ressaltou.
As atividades do projeto Elas por Elas contemplam a diversidade de mulheres que vivem de Norte a Sul do país. No Nordeste, as pré-candidatas maranhenses também debateram as temáticas dos eixos de formação em dois dias de muito aprendizado para as mulheres.
“Não basta ser candidata, tem que ter estrutura para conseguir alcançar os espaços representativos. E é com essa perspectiva que finalizamos com muito êxito o curso, para que tenhamos cada vez mais mulheres na política”, afirmou a secretária do PT-MA, Ednalva Lima.
O Elas por Elas também fornecerá orientação jurídica, contábil e em comunicação às pré-candidatas, com acompanhamento e apoio necessário para o desenvolvimento das pré-campanhas.
Geisa Marques, da Comunicação Elas por Elas