Curso de formação visa fortalecer mulheres na política

Ação realizada na Fundação Perseu Abramo na quarta-feira (13) teve participação das mulheres do projeto Elas por Elas

Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Formação em planejamento de campanha faz parte do projeto

As multiplicadoras do projeto Elas por Elas participaram nesta quarta-feira (13), na Fundação Perseu Abramo (FPA), de uma formação voltada para o planejamento de campanha eleitoral. O conteúdo do curso será replicado para as pré-candidatas do Partido do Trabalhadores contempladas pela iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, que tem o objetivo de impulsionar e fortalecer a participação de mulheres na política.

A formadora Jupira Cauhy, da Escola Nacional de Formação do PT (ENFPT), conduziu as atividades deste segundo dia de curso. Ela abordou questões que são determinantes para que o objetivo de uma campanha seja atingido, passando pela elaboração de proposta de mandato, organização de finanças, pesquisa de opinião, comunicação e assessoria jurídica.

“O sucesso da campanha vai ser pautado pela preparação anterior da candidata, por isso é importante já pensar em uma infraestrutura e no orçamento disponível”, explicou Jupira.

A prestação de contas foi citada como um dos principais gargalos de campanhas anteriores, dificultada, muitas vezes, pela falta de recursos para a contratação de profissional especializado.

O Elas por Elas disponibilizará serviços como assessoria jurídica e contábil para as candidaturas. Além disso, como ressalta a secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne Moura, cada estado terá uma coordenadora política que dará suporte às pré-candidatas.

“A coordenadora política estará disponível para tirar dúvidas e acompanhar o que está sendo desenvolvido em cada estado, justamente para evitar esse tipo de problema”, completou.

O acúmulo de conteúdo para o diálogo com a sociedade também foi destacado como essencial por Jupira Cauhy. “Fazer panfletagem não é só distribuir panfleto, é também conversar e ter domínio sobre os temas, para defender o nosso posicionamento”, disse.

Além da formação teórica, as multiplicadoras participaram de uma oficina prática de planejamento.

No primeiro dia do curso foram debatidos temas sobre análise de conjuntura, com Selma Rocha (ENFPT), e o impacto do golpe contra o governo legítimo de Dilma Rousseff na vida das mulheres, apresentado pela ministra de Políticas para mulheres da gestão da presidenta, Eleonora Menicucci.

Geisa Marques, Comunicação Elas por Elas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

PT denuncia agressões e ameaças às candidatas mulheres ao TSE e à Procuradoria-Geral Brasil

Mais notícias

PT Cast